A morte de Olivia Newton-John, estrela de “Grease” e voz de canções inesquecíveis

Atualizado em 8 de agosto de 2022 às 17:55

Publicado no Sapo

A atriz e cantora Olivia Newton-John – Foto: Reprodução

A atriz e cantora Olivia Newton-John morreu esta segunda-feira aos 73 anos. A notícia foi confirmada na sua página oficial de Facebook.

“A Dame Olivia Newton-John morreu pacificamente no seu rancho na Califórnia esta manhã, rodeada da sua família e dos seus amigos. Pedimos a todos que respeitem a privacidade da família neste momento difícil”, pode ler-se no comunicado partilhado na rede social.

“A Olivia foi um símbolo de triunfos e esperança por mais de 30 anos, partilhando a sua batalha contra o cancro da mama. A sua inspiração e experiência pioneira com plantas medicinais continuará com o Fundo da Fundação Olivia Newton-John, dedicado à investigação de plantas medicinais e do cancro”, acrescenta o comunicado.

O mesmo post pede aos fãs que, em vez de comprarem flores, façam doações para a sua fundação.

Em 2018, a artista revelou que teve cancro pela terceira vez, depois de um diagnóstico de cancro da mama em 1992 e um tumor no ombro em 2013. Depois do primeiro diagnóstico, passou a trabalhar com associações que combatem essa doença.

Uma carreira no cinema com muita música

Natural de Cambridge, Inglaterra, a atriz emigrou com a família para a Austrália quando era criança. Newton-John gravou o primeiro single em 1966, “Till You Say You’ll Be Mine”, já no Reino Unido, para onde regressou após ganhar um concurso de talentos na televisão australiana.

Ao longo da década de 70, tornou-se uma das cantoras mais populares da sua época, com sucessos como “I Honestly Love You”, “Please Mr. Please”, “Something Better to Do” ou Don’t Stop Believin”.

Ao longo da sua carreira musical, vendeu cerca de 100 milhões de discos.

Em 1978, tornou-se uma estrela de cinema ao protagonizar, ao lado de John Travolta, o filme “Grease – Brilhantina”, em 1978.

Estreado em 1978 e adaptado do musical da Broadway “Grease”, o filme foi um dos maiores sucessos de bilheteira da década de 70, sedimentou o estatuto de estrela de John Travolta, que protagonizara “Febre de Sábado à Noite” no ano anterior, e elevou ao estrelato Olivia Newton-John, como a eterna Sandy.

Olivia Newton-John e John Travolta em “Grease – Brilhantina”

“Brilhantina”, que conta a história de amor de um rebelde de blusão preto e de uma menina inocente e romântica num liceu dos anos 50, teve uma banda sonora que se tornou um dos maiores sucessos de sempre, com mais de 28 milhões de cópias vendidas e que incluía o hit “You’re The One That I Want”, um dueto cantado com John Travolta que permaneceu nos tops por mais de seis meses.

Newton-John foi uma das cantoras que mais bem sucedidas da segunda metade do século XX, com mais de 100 milhões de discos vendidos em todo o mundo. “Physical” ou “I Honestly Love You” foram alguns dos seus singles de maior sucesso.

Em 2019, foi nomeada pela rainha Isabel II Dama Comandante Honorária da Ordem do Império Britânico pelo seu envolvimento na luta contra o cancro e contribuição para as artes.

Olivia Newton-John era casada com John Easterling e tinha uma filha, Chloe Lattanzi.