A nova pesquisa Quaest que avalia governo Lula após chacina no Rio

Atualizado em 6 de novembro de 2025 às 10:25
O presidente Lula (PT). Foto: Reprodução

A nova pesquisa Genial/Quaest, que será divulgada na quarta-feira (12), vai medir a avaliação do governo Lula após dois eventos do último mês: a chacina nos complexos do Alemão e da Penha, no Rio de Janeiro — a mais letal da história do país, com 121 mortos — e o encontro entre Lula e Donald Trump, conforme informações do colunista Lauro Jardim, do Globo.

Os entrevistadores da Quaest começam o trabalho de campo nesta quinta-feira (6) e devem ouvir 2.004 eleitores com 16 anos ou mais em todas as regiões do Brasil até domingo. A pesquisa será divulgada em duas etapas: na quarta (12) saem os dados sobre a avaliação do governo e, na quinta (13), os cenários eleitorais para 2026.

No Palácio do Planalto, a expectativa é cautelosa. Integrantes do governo admitem que a chacina no Rio e as críticas à atuação das forças de segurança podem frear a sequência positiva de Lula nas pesquisas.

Corpos de mortos recolhidos em matas por moradores são alinhados em rua da Penha. Foto: Eduardo Anizelli/Folhapress

Último resultado da Quaest

A pesquisa Quaest de 8 de outubro havia mostrado a quarta alta consecutiva na aprovação de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e uma queda na desaprovação, retornando aos níveis de janeiro.

O governo acreditava que o encontro com Trump poderia consolidar uma quinta melhora seguida, reforçando a imagem internacional do presidente. Agora, no entanto, o foco mudou.

A nova Quaest também vai medir a opinião dos brasileiros sobre a economia. De acordo com um relatório interno da Secom, “somadas às pioras registradas na última rodada, temos um acumulado do último mês (outubro) com recuo. Em linhas gerais, queimamos o capital recuperado em setembro e voltamos ao mesmo patamar de agosto”.