
A nova pesquisa Genial/Quaest, que será divulgada na próxima quarta-feira (16), vai medir o impacto do tarifaço de 50% anunciado por Donald Trump sobre produtos brasileiros. A medida entrou de última hora no questionário aplicado pela consultoria, conforme informações do colunista Lauro Jardim, do Globo.
Felipe Nunes, diretor da Quaest, confirmou que conseguiu incluir perguntas sobre o tema nas entrevistas, iniciadas nesta quinta-feira. Até domingo, 2.004 eleitores serão ouvidos em todo o país.
O principal foco da sondagem será avaliar a popularidade do presidente Lula (PT), além da percepção pública sobre a economia e o embate com o Congresso.
A disputa de narrativas entre o governo e a oposição em torno das tarifas americanas é vista como um fator potencial para alterar o humor do eleitorado — e influenciar diretamente os índices de aprovação da gestão petista.
Além das tarifas, o levantamento também investigará como os brasileiros avaliam temas econômicos cotidianos, como o preço dos alimentos, o custo de vida e o otimismo com o futuro do país.
A partir deste mês, as pesquisas Genial/Quaest passam a ser mensais, acompanhando o clima político até as eleições de 2026.
A nova sondagem ocorre após uma boa recuperação da imagem de Lula, registrada pela Atlas Intel na terça-feira (8). Segundo a pesquisa, a aprovação do presidente subiu 2 pontos percentuais, enquanto a desaprovação caiu. Também houve um aumento nas avaliações regulares da gestão, sinalizando melhora na percepção do governo.
