A nova pesquisa Quaest sobre a aprovação de Lula desta quarta-feira (20)

Atualizado em 20 de agosto de 2025 às 6:46
O presidente Lula – Foto: Reprodução

A Quaest divulga nesta quarta-feira (20) uma nova pesquisa sobre a avaliação do governo Lula (PT) encomendada pela Genial Investimentos. O levantamento ouviu 12.150 pessoas entre os dias 13 e 17 deste mês. A rodada também vai medir a opinião dos brasileiros sobre a economia e o “tarifaço” de Trump.

Na quinta-feira (21), será divulgada a simulação da corrida presidencial de 2026, incluindo o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) pela primeira vez como possível adversário.

A pesquisa incluirá ainda Jair Bolsonaro (PL), Tarcísio de Freitas (Republicanos), Michelle Bolsonaro (PL), Ratinho Júnior (PSD), Eduardo Leite (PSD), Eduardo Bolsonaro (PL), Romeu Zema (Novo) e Ronaldo Caiado (União).

Na sexta-feira (22), a Quaest apresentará as avaliações dos governadores e a intenção de voto em oito estados: Bahia, Goiás, Minas Gerais, Pernambuco, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro e São Paulo.

De acordo com a Quaest, o novo estudo busca aferir o impacto do cenário econômico e político nas perspectivas eleitorais de 2026 e na popularidade do atual presidente.

Em uma pesquisa anterior, divulgada no dia 16 de julho, Lula já havia apresentado melhora em sua aprovação, subindo de 40% para 43%.

Aprovação e desaprovação do governo Lula – Foto: Quaest

A desaprovação do petista, na ocasião, também demonstrou queda, de 57% para 53%, em comparação com a rodada anterior da pesquisa, feita em 4 de junho.

A pesquisa, na época, ouviu 2.004 pessoas presencialmente entre os dias 10 e 14 de julho, com margem de erro de dois pontos percentuais e nível de confiança de 95%.

A oscilação ocorreu em meio à repercussão do “tarifaço” de Trump e da campanha por justiça tributária, com foco na taxação dos super-ricos, encampada pelo governo.