A nova receita da nossa coluna de gastronomia: omelete de queijo branco e tomate

Atualizado em 29 de dezembro de 2012 às 18:20

Influenciada pelos serial killers televisivos, nossa colunista descreve o assassinato de sua inimiga, a fome

Despertei com aquele impulso novamente. Entrei na cozinha procurando minha vítima. Lá estava ele me olhando, sua pele reluzente clamando pelo castigo. Escolhi a melhor faca e comecei a matança inclemente. Em cinco minutos sua carne vermelha ficou picotada em cubos idênticos. Um líquido transparente escorria pela tábua de madeira. Estava pronto o tomate brunoise (cortado em cubos pequenos). Mas minha sede de extermínio não fora saciada. Os ovos não sabiam o que lhes aguardava: Um a um foram quebrados e seu conteúdo batido ferozmente. O leite trouxe pureza para o momento, mas não durou muito. Logo ele estaria gritando, pedindo clemência enquanto estalava de calor sobre o metal incandescente da minha frigideira. Queijo, ervas, tempero. Ignorando qualquer traço de compaixão e humanidade que pudesse haver em mim, segui cegamente meu desejo incontrável de matar a fome.
Ficou pronta a omelete. Espero que apreciem o resultado dessa receita simples e vital.
Você pode variar o recheio de muitas maneiras, sempre escutando a voz tênue do seu passageiro sombrio, a fome.

Omelete de Queijo Branco e Tomate

 

Rende 2 porções

Ingredientes:

4 ovos

4 colheres de sopa de leite

1/2 cebola picada

150g de queijo branco em cubos

1 tomate sem pele e sem semente, em cubos

cebolinha francesa picada a gosto

queijo parmesão ralado a gosto

sal e pimenta-do-reino a gosto

azeite

Preparo:

Numa tigela, quebre os ovos. Adicione o leite e misture com um garfo ou fouet. Leve uma frigideira antiaderente ao fogo médio. Quando aquecer, junte o azeite. Espalhe por todo o fundo. Refogue a cebola.

Acrescente a mistura de ovos à frigideira. À medida que a beirada for cozinhando, empurre-a com uma espátula para o centro da frigideira. Não se assuste: ela vai ficar toda enrugada mesmo. É esse o segredo de uma omelete fofinha. O líquido do centro escorre para a borda e cozinha rapidamente.

Repita esse procedimento até que pare de escorrer. Esta é a hora de temperar e colocar o recheio. Tempere com sal e pimenta e distribua o queijo e o tomate. Espalhe a cebolinha (reserve um pouco para decorar) e o parmesão. Tampe e aguarde 1 minuto para terminar de cozinhar.

Dobre a omelete na metade e solte do fundo da frigideira. Tire do fogo, cubra com o prato de serviço e vire num golpe. Decore com a cebolinha, regue com azeite e sirva.