Política

A opinião política dos brasileiros

Originalmente publicado em FUNDAÇÃO PERSEU ABRAMO

Pauta Brasil desta quarta-feira, 28 de julho, tratou da opinião política dos brasileiros. Com mediação de Carlos Henrique Árabe, diretor da Fundação Perseu Abramo, Alberto Carlos Almeida e Misiara Olivieira abordaram a opinião pública, como ela interfere no momento que vivemos e como opera na construção do futuro.

Alberto Carlos Almeida é consultor de empresas, instituições do mercado financeiro, partidos e de políticos. Autor de vários best-sellers, dentre os quais A Cabeça do Brasileiro e A Cabeça do Eleitor. Para Almeida, “podemos falar muitas horas e não falaremos tudo, pois são muitas dimensões e facetas. Toda vez que analisamos o cenário nacional pensamos em opinião pública, pelo menos cem milhões de pessoas”. E defendeu que a opinião pública sabe menos e tem menos informação sobre política do que imaginamos.

Ele também acredita que o senso comum do eleitor do país continuará o mesmo na próxima eleição e questiona: “pegando o exemplo da pandemia ou da morte precoce e violenta de jovens nas periferias, o que fez a sociedade brasileira para mobilizar de fato grande contingente de pessoas?”. Para Almeida, a grande questão é quanto a mortandade da pandemia irá influenciar nas eleições do ano que vem, comparando com a situação idêntica nos Estados Unidos.

As questões ligadas à economia e emprego, o reflexo deles nas eleições, a vacinação em seus patamares atuais e os vários comércios e negócios fechados também foram abordados por Almeida, além dos índices de rejeição de Bolsonaro.

Misiara Oliveira é membra da Comissão Executiva Nacional do PT e atualmente coordena a Comunicação da Bancada do PT na Câmara dos Deputados. Ela questionou temas como corrupção e opinião dos brasileiros, “dinamismo cultural do povo brasileiro”, além do peso da agenda na disputa e nas possibilidades de vitória de candidatura de oposição.

“O tema do cuidado é muito relevante”, afirmou Misiara como elemento a ser explorado na construção da agenda eleitoral, dos debates e propostas, dando forte relevância a questões de gênero.

Para Almeida, foi a união de crise econômica com as denúncias de corrupção daquela conjuntura passada que explicam o crescimento de Bolsonaro como opção antissistema. “A opinião pública não procura raciocínios complexos: o governo é aprovado se ela estiver economicamente bem ou não”, disse. E que “é pouco provável que Bolsonaro consiga se recuperar até o ano que vem, mas é preciso cautela”. Temas como inflação de alimentos, aumento da energia elétrica e a crise social como um todo irão influenciar nas eleições.

Pauta Brasil receberá especialistas, lideranças políticas e gestores públicos para discutir os grandes temas da conjuntura política brasileira. Os debates serão realizado nas segundas, quartas e sextas-feiras, sempre às 17h, e serão transmitidos ao vivo pelo canal da Fundação Perseu Abramo no YouTube, sua página no Facebook e perfil no Twitter, além de um pool de imprensa formado por DCM TV, Revista Fórum, TV 247 e redes sociais do Partido dos Trabalhadores.

Confira abaixo:

Diario do Centro do Mundo

Disqus Comments Loading...
Share
Published by
Diario do Centro do Mundo

Recent Posts

Café da Manhã do DCM TV: Protestos contra Israel, nos EUA, surpreendem sionistas

https://www.youtube.com/watch?v=_bAjTS2OZRA Leandro Fortes comenta a analisa o noticiário, conversa com a analista internacional Rose Martins,…

52 segundos ago

“Aumento alarmante” de grupos neonazistas no Brasil será investigado pelo governo

O Conselho Nacional de Direitos Humanos (CNDH), vinculado ao Ministério dos Direitos Humanos e da…

37 minutos ago

Filiação de jovens partidos políticos segue caindo; PT, PL e PSOL são exceções

A participação de jovens de 16 a 24 anos em partidos políticos brasileiros vem diminuindo…

58 minutos ago

Entenda como o Centrão pode salvar mandato de Moro

A cassação do senador Sergio Moro (União-PR), considerada praticamente certa por quase todos os parlamentares,…

1 hora ago

Os estudantes presos e os farsantes de uma democracia disfuncional. Por Moisés Mendes

Joe Biden é o mais republicano dos democratas. As circunstâncias o levaram a ficar diante…

8 horas ago

Consumidor paga mil vezes menos por joia de ouro com diamantes de marca de luxo

Rogelio Villarreal, um cirurgião residente no estado de Tamaulipas, no México, ficou surpreso ao deparar-se…

8 horas ago