À PF, Renan Calheiros acusa Lira de receber informações privilegiadas de operação

Atualizado em 27 de junho de 2023 às 19:37
Renan Calheiros (MDB-AL) e Arthur Lira (PP-AL). Foto: Reprodução

O senador Renan Calheiros (MDB-AL) acusa o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), de receber informações privilegiadas de operação da Polícia Federal e de aparelhar politicamente a superintendência de Alagoas. O caso chegou à coordenação-geral de assuntos internos da Corregedoria da corporação, em Brasília, onde tramita um inquérito aberto no fim do ano passado. A informação é do Estadão.

O emedebista foi chamado para prestar depoimento, na condição de testemunha, e reiterou a acusação.

“Ele anunciou para todos que estava nomeando a superintendente da Polícia Federal em Alagoas, se não me engano, em junho de 2022, Juliana de Sá Pereira Gonçalves, e que ela iria fazer a investigação de um fato que havia acontecido no âmbito da Assembleia Legislativa”, afirmou o senador ao delegado Ramon Morais.

Renan ainda disse que a delegada permitiu que informações sobre a operação contra o prefeito Gilberto Gonçalves (PP), aliado de Lira, fossem vazadas ao presidente da Câmara antes da PF ir às ruas. Ele ainda disse que o advogado do gestor municipal pediu um habeas corpus ao Tribunal Regional Federal da 5ª Região na ocasião.

“O advogado disse que o prefeito não poderia ser preso com base nas informações que recebeu. Recebeu de quem? Recebeu da superintendente, porque era ela que tinha relação com o deputado e foi levada para Alagoas para isso tudo”, prosseguiu o emedebista no depoimento.

Lira também acusa Renan de interferência na PF e diz que ele quer abafar investigações contra ele e aliados. “Ele sabe que hoje não há interferência na PF, como na época em que ele mandava e desmandava. Ao invés de combater a corrupção, Renan quer mesmo é abafá-la” disse o presidente da Câmara no Twitter no ano passado.

O advogado Fábio Gomes, representante de Lira e Gilberto Gonçalves, acusa o senador de calúnia e já apresentou uma notícia-crime contra ele.

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clique neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link

Caique Lima
Caique Lima, 27. Jornalista do DCM desde 2019 e amante de futebol.