A Preguiça Segundo Paul Lafargue

Atualizado em 29 de janeiro de 2013 às 22:34

Pois até mesmo Deus, depois de seis árduos dias de trabalho, repousou para a eternidade.

Descansar é saúde, como diz o provérbio espanhol.
“Descansar es salud”, diz o provérbio espanhol

Escolhemos Paul Lafargue como o próximo entrevistado em “Conversas com Escritores Mortos”. Lafargue escreveu, em 1880, O Direito à Preguiça. Mas, mesmo que já tenha mais de um século de idade, o livro tem uma estranha atualidade. Que era genro de Marx, isso não vem ao caso. Lafargue tinha que ser francês, claro, para quem o ócio é uma virtude a ser perseguida. Seu livro foi uma resposta a um outro que proclamava o Direito ao Trabalho.

Monsieur Lafargue, seu livro Direito à Preguiça foi como resposta a um outro que proclamava o direito ao trabalho. Isso nos leva a crer que o senhor não aprecia muito o trabalho. É isso mesmo?

Certamente.A nossa época é, dizem, o século do trabalho; de fato, é o século da dor, da miséria e da corrupção. O trabalho é o mais terrível flagelo que já atacou a humanidade.

Entretanto, muitos são viciados nele.

Sim! Sim, e é aí que reside o problema. A paixão cega, perversa e homicida pelo trabalho transforma a máquina libertadora em instrumento de sujeição dos homens livres: a sua produtividade empobrece-os.

Como assim?

Consideremos a Revolução Industrial – introduzam o trabalho de fábrica e adeus alegria, saúde, liberdade; adeus a tudo o que fez a vida bela e digna de ser vivida. 

Então é mais proveitoso viver no ócio?

Sim, visto que o trabalho é a causa de toda a degenerescência intelectual, de toda a deformação orgânica. Comparem o puro-sangue das cavalariças de Rothschild, servidos por uma criadagem de bímanos, com a pesada besta das quintas normandas que lavra a terra, carrega o estrume, que põe no celeiro a colheita dos cereais. 

Hmmm…

Os filósofos da Antiguidade, por exemplo, ensinavam o desprezo pelo trabalho, essa degradação do homem livre; os poetas cantavam a preguiça, esse presente dos Deuses.

Hmmm…

Além disso, há um provérbio espanhol que diz: “Descansar es salud”, ou seja, “Descansar é saúde”. 

Concordo plenamente. Agora, muitos alegam que o trabalho é essencial na construção do caráter e que Deus protege os trabalhadores…

Deus protege os trabalhadores?! Ora essa, pobre Deus, que bobagem lhe atribuem! Deus, o velho barbudo e rebarbativo, deu aos seus adoradores o exemplo supremo da preguiça ideal; depois de seis dias de trabalho, repousou para a eternidade.

Quais seriam, Monsieur Lafargue, os direitos da preguiça?

Os direitos da preguiça são milhares de vezes mais nobres e sagrados do que os tísicos Direitos do Homem; que sejam proclamados! Que as pessoas se obriguem a trabalhar apenas três horas por dia, a mandriar e a andar no regabofe o resto do dia e da noite!

Devemos ser preguiçosos o tempo inteiro?

Sejamos preguiçosos todo o tempo e em tudo, exceto em amar e em beber, exceto em sermos preguiçosos.

Leia mais: Trabalhe menos ou você vai ser demitido

Leia mais: A beleza da preguiça

 

Enquanto Marx defendia o comunismo, seu genro Paul Lafargue louvava a preguiça humana
Enquanto Marx defendia o comunismo, seu genro Paul Lafargue louvava a preguiça humana