Categories: DestaquesPolítica

A prisão de Mantega no hospital e o lamento sobre Marisa Letícia estão no mesmo pacote. Por Kiko Nogueira

Mantega é abordado no Einstein

 

O sadismo e a onipotência ajudam a explicar o fato de os agentes da PF irem até o hospital Albert Einstein, em São Paulo, para prender Guido Mantega na 34ª fase da Lava Jato.

O ex-ministro acompanha a mulher que se trata de câncer. A intenção era capturá-lo em casa, no bairro de Pinheiros. Lá só estava o filho dele, de 16 anos, e uma empregada. É de se imaginar o horror do qual esse rapaz jamais escapará: acordado por policiais no encalço do pai num momento já terrível.

Isso não é justiça. Isso é outra coisa. O procurador de barbicha que sempre aparece na TV disse na coletiva que, infelizmente, “coincidências como essas vão acontecer”.

Mais uma vez, é tudo em nome do show. Por que Mantega não foi convocado para se apresentar? Que risco oferecia de fugir? Nenhum. A própria polícia admite que ele nunca se recusou em colaborar quando requisitado.

É para causar impacto, também visando influir nas eleições municipais. Eike Batista, envolvido na operação, delator de Mantega, está livre e continuará livre.

O mal é um mistério. Em seu despacho acatando a denúncia contra Lula, Sérgio Moro dedicou algumas palavras a Maria Letícia, que teria contribuído para “a aparente ocultação do real proprietário do apartamento” do Edifício Solaris, no Guarujá.

“Lamenta o Juízo em especial a imputação realizada contra Marisa Letícia Lula da Silva, esposa do ex-Presidente. Muito embora haja dúvidas relevantes quanto ao seu envolvimento doloso, especificamente se sabia que os benefícios decorriam de acertos de propina no esquema criminoso da Petrobras, a sua participação específica nos fatos e a sua contribuição para a aparente ocultação do real proprietário do apartamento é suficiente por ora para justificar o recebimento da denúncia também contra ela e sem prejuízo de melhor reflexão no decorrer do processo.”

Diante da perseguição e da covardia escancaradas e crescentes, essa lamentação ganha uma falsidade épica e se transforma num bullying. Ele mesmo diz que há “dúvidas relevantes” quanto ao envolvimento doloso de Marisa. O que aconteceu com o conceito de “in dubio, pro reu”?

Em agosto, Moro devolveu a Cláudia Cruz seu passaporte, ignorando o parecer do Ministério Público Federal, que alertava para o “risco concreto” da esposa de Cunha e/ou familiares promoverem “eventual fuga e utilização de ativos secretos ainda não bloqueados”.

Cláudia e Cunha jantam diariamente nos melhores restantes do Rio de Janeiro e de Brasília.

Sérgio Moro foi alimentado pelas mãos que agora estão vendo que têm de lidar com o que criaram. Mesmo na GloboNews, onde ele é tratado como Jesus Cristo, estava sendo criticado. Agora é tarde e vai ser mais difícil terminar o que começou mal.

 

Kiko Nogueira

Diretor do Diário do Centro do Mundo. Jornalista e músico. Foi fundador e diretor de redação da Revista Alfa; editor da Veja São Paulo; diretor de redação da Viagem e Turismo e do Guia Quatro Rodas.

Disqus Comments Loading...
Share
Published by
Kiko Nogueira

Recent Posts

Chuvas no RS: fake news atrapalham resgates de pessoas ilhadas

O quarto dia da maior tragédia climática do Rio Grande do Sul foi marcado por…

59 minutos ago

Show da Madonna leva 1,6 milhão Copacabana (RJ), diz Riotur

O show da Madonna no Rio de Janeiro levou 1,6 milhão de pessoas para Copacabana…

2 horas ago

Lula volta ao RS neste domingo para acompanhar áreas afetadas pela chuva

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), junto com o presidente do Congresso Nacional,…

2 horas ago

Cazuza, Renato Russo e mais: Madonna homenageia artistas mortos pela AIDS

Durante sua apresentação na Praia de Copacabana, no Rio de Janeiro, na noite deste sábado…

10 horas ago

Uma figura fora de esquadro. Por Moisés Mendes

Eduardo Leite é, na história da política gaúcha, uma das figuras públicas mais deslocadas do…

10 horas ago

Número de mortos pelas chuvas no Rio Grande do Sul chega 55

O saldo de vítimas fatais das intensas chuvas que atingiram o Rio Grande do Sul…

11 horas ago