A que horas Trump se apresentará à Justiça dos EUA? Ele será algemado? Veja todos os detalhes de um dia histórico

Atualizado em 4 de abril de 2023 às 8:55
O ex-presidente Donald Trump chegou à Trump Tower em Nova York na segunda-feira. Foto: ED JONES / AFP

A data e a hora da audiência para a acusação do ex-presidente Donald Trump foram confirmadas pelo tribunal: 4 de abril, às 15h15, horário de Brasília.

O grande júri de Manhattan votou na quinta-feira para indiciar o ex-presidente Donald Trump por falsificar registros comerciais em conexão com um pagamento em dinheiro em 2016 à atriz pornô Stormy Daniels para que ela permanecesse em silêncio sobre um caso de 2006 que ela afirma ter tido com Trump, uma alegação que ele nega.

Foi relatado que Trump enfrenta 34 acusações criminais de fraude. Na terça-feira, será a primeira vez na história que um presidente dos EUA é indiciado.

Trump, republicano, chamou a investigação de “fraude” e “caça às bruxas” e argumentou que é alvo de perseguição política pelo procurador distrital de Manhattan, o democrata Alvin Bragg.

Como nenhum ex-presidente jamais foi acusado criminalmente, não há precedente sobre como lidar com o processo.

Trump está sob a proteção do Serviço Secreto, o que significa que os agentes estão com ele o tempo todo.

Ele foi convidado a se entregar na sexta-feira, mas sua equipe jurídica disse que o Serviço Secreto precisava de mais tempo para se preparar. Ele chegou a Nova York na tarde de segunda-feira, menos de 24 horas antes da audiência marcada.

O ex-presidente dos Estados Unidos Donald Trump – Foto: Reprodução/Twitter

Os réus que se entregam após enfrentar acusações criminais no estado de Nova York geralmente são detidos por várias horas enquanto suas impressões digitais são tiradas, sua foto é tirada e eles também passam por outros procedimentos.

Na quinta-feira, o escritório de Bragg disse que procurou o advogado de Trump para resolver como a rendição aconteceria. Antes de o tribunal anunciar que a acusação estava marcada para terça-feira, o advogado de Trump, Joe Tacopina, disse que terça-feira era uma data provável para a audiência no tribunal.

Pagamentos de seis dígitos foram feitos a Daniels e à ex-modelo da Playboy Karen McDougal, que disseram ter tido casos com Trump anos antes de ele entrar na arena política. Trump negou essas alegações.

Aliados de Trump pagaram às mulheres para não falarem sobre suas reivindicações durante a campanha de 2016.

O editor do National Enquirer pagou à Sra. McDougal US$ 150.000 por sua história e depois não a publicou. O acordo foi organizado pelo então mediador de Trump, Michael Cohen.

O próprio Cohen pagou a Sra. Daniels. Ele foi então reembolsado pelos US$ 130.000 por Trump, com bônus adicionais e com os pagamentos a Cohen sendo registrados incorretamente como honorários advocatícios.

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clicando neste link
Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link