A tragédia do estudante identificado erroneamente como um dos terroristas

Atualizado em 24 de abril de 2013 às 15:54

Em doze horas, Sunil Tripathi foi destroçado pelos justiceiros da Internet.

 

Sunil, desaparecido desde 16 de março, com a mãe
Sunil, desaparecido desde 16 de março, com a mãe

Sunil Tripathi foi um terrorista — pelo menos durante doze horas.

Pouco depois dos atentados em Boston, o site Reddit ganhou uma página dedicada a encontrar os responsáveis. Quando o FBI divulgou as fotos dos suspeitos, antes dos nomes, os justiceiros virtuais se ouriçaram. Eles iam pegar aqueles dois, claro que iam.

Tinha tudo para dar errado. Justiceiros virtuais são tão estúpidos quanto justiceiros reais.

Batata.

Alguém achou uma foto de Sunil Tripathi e a postou. Uma ex-colega de escola o achou parecido com o Suspeito Número 2. No Reddit, as especulações ganharam o contorno de certezas, todas baseadas nessa vaga semelhança. Alegações ridículas passaram a circular. “A estrutura facial é idêntica”; “Na verdade, é o irmão dele”. “Esse sobrenome é comum entre árabes”. Etc.

Não demorou muito para a rede CBS dar a notícia, seguida por outras. Sites entraram na onda. Alguém chamou atenção para o fato de Sunil ser mais alto do que parecia a pessoa na fotografia. Seu cabelo era mais curto, também. Mas e daí?

Ficou-se sabendo que Sunil está desaparecido desde o dia 16 de março. Ele deixou em seu apartamento em Providence o computador, a carteira e o celular. Não foi visto desde então. Segundo a família e os amigos, estava deprimido e havia deixado uma nota, aparentemente, de suicídio.

Mesmo sabendo disso, nada impediu os detetives da internet. Nem a lógica: que tipo de pessoa desapareceria durante um mês, sendo procurada pelas autoridades, e voltaria para explodir uma maratona?

Quando foram revelados os nomes dos irmãos Tsarnaev, finalmente deixaram Tripathi em paz. Os moderadores do grupo de vigilantes do Reddit publicaram um mea culpa para a família. O diretor geral, Erik Martin, pediu perdão pelas especulações perigosas que terminaram em “consequências negativas para inocentes.”

“A equipe do Reddit e os milhões de pessoas ao redor do mundo lamentam profundamente o que aconteceu”, escreveu.

Ele não teve nada a ver com a tragédia em Boston. Além da difamação, a palhaçada serviu para trazer à sua família mais confusão. Estaria ele vivo, então? E, se estava vivo, havia se transformado em terrorista?

Seus familiares deixaram uma declaração no Facebook:

“Uma dose dolorosa de atenção foi dedicada ao nosso amado Sunil Tripathi nas últimas doze horas.

Nós já sabíamos que nenhum dos indivíduos considerados suspeitos era Sunil.

Agora, mais do que nunca, nossa força vem do apoio crescente que recebemos. Agradecemos a todos vocês que entraram em contato e pedimos que continuem a procurar o nosso querido, gentil e sensível Sunil”.

Seu corpo pode ter sido encontrado em um rio de de Rhode Island na quarta, dia 24 de abril.