A última do Michel: um pária internacional vai à Rússia soviética vender a carne de Joesley. Por Kiko Nogueira

Atualizado em 19 de junho de 2017 às 22:43

A viagem de Temer à Rússia tem um componente extra de ridículo: ele vai vender a carne de seu inimigo Joesley Batista.

A coisa que começou como mais um vexame típico, em que a agenda do Planalto noticiou que seu destino era a “República Socialista Federativa Soviética”, evolui para a fraude completa.

Após a debacle da operação Carne Fraca, Michel tentará convencer os russos de que o produto brasileiro é confiável.

Das importações de carne da Rússia, 60% são do Brasil.

O convite da viagem foi feito em fevereiro. Segundo fontes do governo contaram ao Globo, o número de acordos propostos caiu pela metade.

Há um receio de que o investimento com o governo brasileiro seja de curto prazo, dada a nossa instabilidade. Que tipo de confiança MT inspiraria? Você compraria um carro usado desse homem?

Temer é um pária internacional. François Hollande, Angela Merkel e o presidente italiano Sergio Matarella visitaram vizinhos como Argentina e Chile e nos evitaram.

O papa deu uma desculpa para não vir, apesar da insistência do mala João Doria, que foi até o Vaticano pagar mico.

Temer é um anão diplomático e é provável que repita a palhaçada da cúpula dos Brics em Goa, na Índia, em outubro passado.

Na ocasião, Michel simplesmente inventou um encontro com Putin que nunca existiu. O líder soviético esteve em privado com Xi Jinping, da China, Narendra Modi, da Índia, e Jacob Zuma, presidente da África do Sul.

MT foi o único do grupo a não ter tido um encontro bilateral com o chefe do Kremlin.

No entanto, numa coletiva de imprensa, afetou uma acolhida que jamais ocorreu. “Não só o ministro indiano se interessou, como durante um almoço o ministro Putin… o presidente Putin se interessou vivamente, tanto que eu dei explicações as mais variadas sobre o nosso projeto”, disse Temer, segundo o Estadão.

É um governante de mentira, vendendo o que não tem. A torcida é para que tenha o mesmo fim da saudosa cachorra Laika.