A vida de Ruy Barbosa, em gibi, chega às escolas estaduais da Bahia

Atualizado em 26 de maio de 2023 às 14:12
Cerca de 200 alunos participaram do relançamento da revista em quadrinhos. Foto: Amanda Chung/SEC

Reverenciado como o maior jurista brasileiro de todos os tempos, o baiano Ruy Barbosa ganhou uma homenagem especial: o relançamento da revista em quadrinhos “Ruy – do sonho à realidade”, em 24 de maio, no Teatro da Universidade do Estado da Bahia (Uneb), no Cabula. A iniciativa visa divulgar na rede pública de ensino do estado a vida e a obra do grande advogado, diplomata, jornalista, escritor e político conhecido por defender a abolição da escravatura e outras causas populares.

A publicação é resultado de uma parceria entre o Instituto Rui Barbosa, o Tribunal de Contas da Bahia, o Tribunal de Contas dos Municípios, a Secretaria da Educação do Estado e o governo estadual. Segundo a secretária estadual da Educação, Adélia Pinheiro, presente no evento, Ruy Barbosa é uma personalidade baiana inspiradora e alguns pontos de sua história são muito aderentes à Educação. “Um deles é a própria Educação, enquanto fator revolucionário, libertador”, analisou.

Os 200 estudantes presentes no relançamento receberam um exemplar da revista impressa e os demais da rede vão receber a publicação, nas escolas. O texto e roteiro da HQ são assinados pelo jornalista Chico Castro Jr. e, as ilustrações, pelo cartunista Gentil. A revista pode também ser acessada via QR-CODE, impresso nos marcadores de páginas, e no Portal do TCE – www.tce.ba.gov.br, na aba “Publicações”.

Com informações da Ascom/SEC