
Foragida na Itália, a deputada federal Carla Zambelli (PL-SP) está abatida, abalada e sem dinheiro até para comprar produtos de higiene na prisão. A parlamentar passou por uma audiência nesta quarta (13) e a Justiça local decidiu manter sua prisão.
Segundo o jornalista David Gonçalves, do MD News, Zambelli participou da sessão com cabelos embaraçados e usando uniforme de prisioneira. Ela chorou e alegou estar se sentindo mal, sendo examinada por um médico.
A defesa solicitou a liberdade imediata da deputada, alegando que ela sofre diversos problemas de saúde, como fibromialgia rara e disfunções psicológicas.
A deputada está num presídio com regras rígidas: ela não pode entrar com itens pessoais, sequer xampu, que custa € 10 (cerca de R$ 63). Familiares da bolsonarista têm relatado dificuldades financeiras: o pai diz não ter dinheiro para produtos básicos, as contas do marido foram bloqueadas e as doações de apoiadores pararam de chegar.
O filho de 17 anos da deputada não recebeu autorização da Justiça para viajar e se encontrar com ela na Itália.

Zambelli fugiu do Brasil em junho deste ano, após ser condenada a 10 anos de prisão pela Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF). Ela também foi cassada pelo Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP) e perdeu os direitos políticos por fake news nas eleições de 2022.
Ela foi presa em julho, em Roma, após pedido da Procuradoria-Geral da República (PGR) e inclusão do seu nome na lista vermelha da Interpol. Ela seguirá presa no país europeu até que o processo de extradição ao Brasil seja concluído.