Abin paralela: ministros do STF cobram silêncio de general Heleno

Atualizado em 29 de janeiro de 2024 às 9:29
General Augusto Heleno. Foto: reprodução

Na semana passada, a Polícia Federal (PF) cumpriu mandados de busca relacionados a atividades ilegais da Agência Brasileira de Inteligência (Abin) sob o governo Bolsonaro, que visava espionar adversários do bolsonarismo e favorecer filhos do presidente em investigações.

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e o chefe de Alexandre Ramagem (PL-RJ) no governo, o general Augusto Heleno, não foram alvos nesta fase da investigação. Para ministros do STF, no entanto, isso é apenas uma questão de tempo, segundo informações da coluna Radar, da revista Veja. A lista de ações ilegais e os alvos de Ramagem não deixam dúvidas sobre os reais interessados e beneficiados pela pilantragem.

“Bolsonaro admitiu em diferentes momentos de sua gestão que tinha seu serviço informal de informação. O Heleno, que agora está sumido, como chefe do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), permitiu que tudo acontecesse. Heleno precisa falar, mas não vai, como sabemos. As investigações vão falar por ele e por Bolsonaro, que está no centro disso e de outros episódios tristes da República”, diz um ministro do STF ao Radar.

Aliados de Bolsonaro agora temem operação contra Heleno; leia a coluna de opinião do AGORA RN
General Augusto Heleno. Foto: reprodução

Aliados do ex-chefe do Executivo temiam que Heleno fosse o próximo alvo da operação da Polícia Federal (PF), mas antes dele, a corporação mirou outro “aliado” de Bolsonaro, e esse, mas próximo impossível: o filho e vereador Carlos Bolsonaro (Republicanos-RJ).

Os mandados desta segunda-feira visam contatos de Alexandre Ramagem (PL-RJ), aliados dele na época da Abin e no atual mandato como deputado federal. A ação de busca e apreensão tem como objetivo identificar possíveis destinatários de informações.

Um dos locais mencionados por uma fonte da PF é a Câmara do Rio de Janeiro, além da residência de Carluxo e o DF. A suspeita é de que Carlos, filho “02” de Bolsonaro, teria recebido “materiais” obtidos ilegalmente pela Abin.

Participe de nosso canal no WhatsApp, clique neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link