Abin vai monitorar ameaças da extrema-direita no 7 de setembro

Atualizado em 4 de setembro de 2023 às 18:48
Fachada da Agência Brasileira de Inteligência (Abin), em Brasília. Foto: Reprodução/Abin

A Abin (Agência Brasileira de Inteligência) atuará nas celebrações do 7 de Setembro deste ano para identificar eventuais ameaças que possam colocar em risco a segurança de autoridades e demais participantes dos eventos, que acontecerá na Esplanada dos Ministérios.

A iniciativa ocorre em meio à preocupação de outros órgãos, como Exército e Polícia Militar, em relação à movimentação de apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), diante do risco de repetirem-se os atos golpistas de 8 de janeiro.

“No âmbito das celebrações relativas ao 7 de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, a Abin atuará com foco na identificação de ameaças e incidentes que tenham potencial de impactar o livre exercício de direitos fundamentais e colocar em risco a segurança de autoridades e demais participantes dos eventos”, informou a agência em nota.

Bolsonaristas durante os atos golpistas de 8 de janeiro. Foto: Gabriela Biló

Apesar da mobilização, o governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou não ver riscos nas solenidades do Dia da Independência do Brasil.

Apesar disso, a Abin vai acionar o Centro de Monitoramento, localizado em Brasília, nos dias 6 e 7 de setembro, visando “prover consciência situacional” acerca dos eventos acompanhados de Sistema Brasileiro de Inteligência, Governo do Distrito Federal e Presidência da República.

Além disso, as superintendências estaduais do órgão também vão acompanhar os eventos nas suas respectivas capitais, mantendo contato direto com o centro de inteligência em Brasília.

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clicando neste link
Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link