Ações da Petrobras voltam a subir 3% após polêmica sobre os dividendos

Atualizado em 12 de março de 2024 às 22:46
Símbolo da Petrobras visto entre grade
As ações da Petrobras tiveram recuperação parcial hoje – Reprodução/Agência Brasil

Na sessão desta terça-feira (12), as ações da Petrobras (PETR3;PETR4) registraram uma recuperação parcial, apresentando ganhos superiores a 3%, revertendo a tendência de queda observada nas duas últimas sessões. Após uma queda superior a 10% na sexta-feira (8), em meio a avaliações de risco da empresa após a decisão sobre dividendos extraordinários, os papéis da PETR3 subiram 3,03% (R$ 37,37) e PETR4 avançou 3,28% (R$ 36,82).

A reunião ocorrida na véspera entre o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), o ministro da Fazenda (Fernando Haddad), o ministro de Minas e Energia (Alexandre Silveira) e o presidente-executivo da Petrobras (Jean Paul Prates) não trouxe novidades sobre os dividendos extras, mas resultou no convite para a Fazenda integrar o conselho de administração da estatal.

De acordo com fontes ouvidas pela Reuters, o ministro Fernando Haddad decidiu indicar Rafael Dubeux, atualmente seu secretário-executivo adjunto, para ocupar tal assento.

Analistas têm destacado a volatilidade dos acontecimentos relacionados à estatal e seus reflexos nas ações. O Itaú BBA aponta que, após os resultados do quarto trimestre de 2023 (4T23) divulgados na última quinta-feira (7) e a reação das ações na sexta-feira após o anúncio da não distribuição de dividendos extraordinários, houve uma oscilação significativa no mercado com o fluxo de notícias sobre a Petrobras.

O dia iniciou com notícias sobre uma possível revisão do anúncio de dividendos da semana anterior, o que foi recebido com algum otimismo pelos investidores. No entanto, o fluxo de notícias posterior, incluindo potenciais novos investimentos e a entrevista do presidente Lula ao SBT criticando os dividendos da estatal, alimentou preocupações sobre a interferência do governo na empresa.

Após o fechamento do mercado, a confirmação de que Jean Paul Prates permanecerá como CEO da empresa também impactou os investidores, ressalta o BBA.

O Bradesco BBI, que rebaixou a recomendação das ações PETR4 de outperform para neutra, ressaltou que a mensagem sobre a alocação de capital para a Petrobras está longe de ser clara e vê isso como negativo. Além disso, o fato de o Ministério da Fazenda aparentemente não ter pressionado por dividendos não é um bom presságio para pagamentos mais elevados.

Os analistas do banco acreditam que os investidores poderão obter alguns dividendos extraordinários ao longo deste ano, mas estimam um valor menor do que anteriormente previsto. Isso manteria o rendimento de dividendos da Petrobras em linha com o de seus pares globais.

Siga nossa nova conta no X, clique neste link
Participe de nosso canal no WhatsApp, clique neste link
Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link