
O alerta do Google de um suposto terremoto assustou moradores de São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro na madrugada desta sexta (14). O avisou gerou uma notificação dizendo que poderiam ocorrer “tremores leves” no mar, a 55km de Ubatuba, no litoral paulista.
O alerta foi emitido pelo Google e enviado a celulares com o sistema operacional Android. Apesar do suposto epicentro ser no litoral de São Paulo, o aviso foi enviado para aparelhos de outros estados.
Renato Cavalcanti, morador de São Sebastião, cidade vizinha de Ubatuba, afirmou que se assustou ao ler o comunicado. “Acordei pela madrugada e peguei meu celular, tinha uma notificação que eu nunca vi. Pelo que tudo indica foi um tremor em alto mar”, contou nas redes sociais.
Um morador de São José dos Campos, cidade que fica a menos de 100 km da capital paulista, também se assustou ao ler o aviso. “Chegando do serviço de madrugada, recebi um alerta no celular de um terremoto em nosso litoral. Que todos estejam bem, que não passe de um susto”, relatou Cleverson Santos.

Pessoas que vivem em cidades como Potim, Caçapava, Atibaia e Taubaté também foram alertados. “Recebi um alerta de terremoto o qual seria por volta das 2.14…confesso que fiquei preocupada”, escreveu Elizete Alves, de São José dos Campos.
O Centro de Sismologia da Universidade de São Paulo (USP) afirmou que não foi registrado nenhum tremor no estado e observatório sismológico da Universidade de Brasília (UNB), referência nacional na detecção de fenômenos do tipo, diz que não houve qualquer sinal de terremoto no litoral ou na capital paulista.
A Defesa Civil de São Paulo e do Rio de Janeiro afirmou que não emitiu nenhum alerta. O Google afirmou que investiga o episódio e pediu desculpas pelo comunicado. “Nós desativamos prontamente o sistema de alerta no Brasil e estamos investigando o ocorrido”, disse a empresa.
Conheça as redes sociais do DCM:
Facebook: https://www.facebook.com/diariodocentrodomundo
Threads: https://www.threads.net/@dcm_on_line