Destaques

Acusada de corrupção, Lava Jato ataca Gilmar e falta com a verdade sobre papel de irmão de procurador na delação do casal Santana

Ele

A Lava Jato respondeu as acusações de Gilmar Mendes feitas no plenário do STF ontem, dia 11.

“A corrupção já entrou na Lava Jato”, afirmou o ministro do STF.

Gilmar, dizem os procuradores, “com absoluta falta de seriedade, lançou contra o procurador da República Diogo Castor de Mattos notícias antigas e falsas a respeito do comportamento deste na Operação Lava Jato”.

Segundo a nota, GM “desbordou o equilíbrio e responsabilidade exigidos pelo seu cargo, fazendo não só acusações genéricas e sem provas contra a atuação do Ministério Público Federal, mas especialmente imputações falsas contra o procurador da República Diogo Castor de Mattos com base em notícias antigas e em suposto ‘ouvir dizer’ de desconhecidos advogados”.

Segue:

A força-tarefa Lava Jato do MPF em Curitiba informa que o procurador da República Diogo Castor de Mattos não atuou e não atua em nenhum dos casos ou processos envolvendo o empresário João Santana de Cerqueira Filho. Além disso, o acordo de colaboração foi celebrado por Santana com a Procuradoria Geral da República (PGR) em 8 de março de 2017, antes do escritório Delivar de Mattos e Castor Advogados (que tem como um dos sócios Rodrigo Castor de Mattos, irmão do procurador) assumir a defesa do empresário em 17 de abril de 2017. O procurador atua na operação Lava Jato desde abril de 2014, enquanto o escritório ingressou na representação do réu em abril de 2017. Por fim, acrescenta-se que Rodrigo Castor de Mattos, embora permaneça como sócio do escritório citado, deixou a defesa de Santana em maio do ano passado.

Como se pode ver, o procurador da República Diogo Castor de Mattos na força-tarefa Lava Jato não atuou na investigação de João Santana por decisão própria, indo além das exigências éticas e legais da magistratura, comportamento esse que o próprio ministro Gilmar Mendes não observou quanto ao seu impedimento em medidas judiciais relativas ao investigado Jacob Barata Filho.

A história não é bem essa e foi contada pelo DCM e pelo JornalGGN numa das reportagens da série sobre indústria da delação premiada:

Havia evidências de que o escritório Delivar de Mattos e Castor Advogados já trabalhava para os Santana. A evidência surgiu em documento usado como prova da delação de Mônica Moura contra Dilma Rousseff. 

O documento é uma ata notarial lavrada em 13/07/2016, a pedido da defesa de Mônica, e entregue ao Ministério Público Federal para embasar o que foi delatado após a empresária ser presa, em fevereiro de 2016. Menos de 15 dias após esse registro em cartório, Mônica e João Santana foram soltos por determinação de Sergio Moro.  ​

Na ata, consta que quem foi ao cartório, representando Mônica Moura, foi o “universitário” Felipe Pedrotti Cadori. Ele excluiu a informação de sua página pessoal no Facebook, mas a Revista Fórum conseguiu capturar imagem que atesta que o estudante de Direito da PUCPR era estagiário do escritório Delivar de Mattos Advogados Associados.

Na mesma ocasião, o GGN mostrou que o mesmo estagiário Felipe Pedrotti Cadori foi a um cartório de Curitiba registrar, em julho de 2016, uma conta de Gmail atribuída à Dilma Rousseff, trabalhando a serviço do mesmo Delivar de Mattos Advogados Associados (clique aqui)

O registro em cartório feito pelo estagiário, cerca de um ano antes, comprovava a atuação informal e por baixo dos panos, já que quem assina a delação dos marqueteiros são os advogados Alessi Brandão e Juliano Campelo Prestes.

Qual a intenção de Rodrigo Castor de Mattos de esconder sua atuação? Qual a intenção da Lava Jato de faltar com a verdade?

Esse mesmo procedimento ocorreu quando o escritório de Rodrigo representou o advogado de Alberto Youssef, Carlos Alberto Pereira da Costa, que, em 2014, confirmou elo entre o doleiro com o mensalão e petrolão.

Os Castores e o casal Santana

Kiko Nogueira

Diretor do Diário do Centro do Mundo. Jornalista e músico. Foi fundador e diretor de redação da Revista Alfa; editor da Veja São Paulo; diretor de redação da Viagem e Turismo e do Guia Quatro Rodas.

Disqus Comments Loading...
Share
Published by
Kiko Nogueira

Recent Posts

DCM ao Meio-Dia: Enquanto Madonna reclama do calor no Rio, RS vive maior tragédia de sua história

https://www.youtube.com/watch?v=yKna_oVQUow Prof. Viaro e Pedro Zambarda fazem o giro de notícias. Entrevista com Anderson Etter…

26 minutos ago

Madonna se queixa do calor no Rio, enquanto gaúchos se afogam nas enchentes

  Enquanto Madonna se queixa do intenso calor do verão carioca, desfrutando da suíte presidencial…

36 minutos ago

Madonna, que vive de expôr privacidade, reclama de falta de privacidade no Rio

É muita hipocrisia. Madonna recentemente expressou frustrações com relação à falta de privacidade em sua…

1 hora ago

Um Estado devastado sob o desgoverno do entreguismo. Por Moisés Mendes

Os desastres que estão destruindo vidas e comovendo os gaúchos são agravados pelos desastres políticos…

1 hora ago

Sobe para 56 o número de mortos pelas chuvas no RS; 281 cidades já foram atingidas

As fortes chuvas que assolam o Rio Grande do Sul deixaram um rastro de destruição,…

2 horas ago

Quem é o advogado que pede R$ 50 milhões em processo contra Pablo Marçal

O advogado cearense César Crisóstomo entrou com uma ação na Justiça contra o pré-candidato à…

3 horas ago