Acusado de racismo em partida, jogador do Corinthians foi preso e negou: “Não sou racista”

Atualizado em 15 de maio de 2022 às 11:20
Acusado de racismo em partida contra o Inter, jogador do Corinthians foi preso e nega acusação
Momento do ocorrido entre os dois jogadores
Foto: Ricardo Rimoli

No fim da noite de sábado (14), o jogador do Corinthians Rafael Ramos, foi preso após ser acusado por Edenilson, atleta do Internacional, de ter praticado falas racistas durante partida entre os dois clubes. O jogador foi autuado e foi detido no posto policial do estádio Beira-Rio, palco do jogo válido pela sexta rodada do Campeonato Brasileiro. Ainda nesta madrugada, o Corinthians fez o pagamento da fiança, no valor de R$ 10 mil, em espécie, e o atleta responderá em liberdade.

O jogador do internacional acusou Rafael Ramos de tê-lo chamado de macaco e prestou queixa por injuria racial a partida ficou parada por cerca de 7 minutos enquanto tentavam esclarecer o ocorrido. No entanto, Rafael nega o ocorrido, e escreveu nota se defendendo das acusações em seu perfil no Instagram.

Confira a íntegra do que disse Rafael Ramos

“Há muita pouca coisa que temos certeza absoluta nas nossas vida que temos. Esta é uma delas. Não fui, não sou, e nunca serei racista. Graças a Deus me educaram com a plena consciência de que somos todos iguais nesta vida, com os mesmos direitos e os mesmos deveres. Por isso, com essa certeza, fui me explicar ao meu colega de profissão. Sempre me pautei por postura correta em toda  minha carreira e não iria ser de outra forma agora. Que este caso tenha servido para que este tema seja novamente levantando e que possamos todos reafirmar: Racismo não!”

Em nota, o Corinthians afirmou que repudia atos de racismo e afirmou que irá continuar colaborando com a investigação, o clube pagou a fiança do jogador, que responde em liberdade.
O Corinthians reafirma que, coerente com seus 111 anos de história, repudia e não compactua com o racismo. O atleta Rafael Ramos foi ouvido pelo clube e deu versão diferente do incidente no Beira-Rio, durante a partida contra o Internacional pelo Brasileirão 2022. Logo depois, seguro de que não proferiu injúria racial, fez questão de se explicar a Edenilson, no vestiário do Internacional. Em decorrência da denúncia feita pelo atleta colorado, a lei obriga que se trate o caso como flagrante, seguido de detenção. O pagamento de fiança não implica admissão de culpa, permitindo ao atleta que se defenda em liberdade no inquérito. Clube e atleta continuarão a colaborar com as autoridades, certos de que tudo será esclarecido o mais rapidamente possível. Atenciosamente, Sport Club Corinthians Paulista..