Uma pesquisa apontou que Adele pode ser um bom sonífero. Mas que isso quer dizer?
A rede de hotéis Travelodge e a Capital FM do Reino Unido fizeram uma pesquisa com 2000 clientes. Eles perguntaram, a cada um, qual era sua música preferia para ajudar a dormir. Adele foi a primeira colocada, seguida do Coldplay (que ficou em primeiro nas duas últimas edições da pesquisa).
As empresas consultaram o Centro de Sono de Edimburgo para saber o porquê do resultado. A resposta não poderia ser mais vaga: “ouvir música relaxante é melhor para dormir”, afirmou Stevie Williams, expert do Centro. É obvio que ouvir Metallica, para 99% das pessoas, não vai ajudar muito. Mas isso não explica a posição da Adele, até porque a música de inúmeros artistas, de Jack Johnson a Bach é aparentemente mais calma que a dela.
Para entender isto melhor, nós procuramos o psicólogo paulistano Marcio Luvisotto. Ele acredita que, se a música pode ajudar alguém a dormir, é por uma certa sensação semelhante à que os mantras trazem. “Pode funcionar como um distrator de atenção”, afirma. “Para dormir, é necessário aquietar o cérebro. Ouvindo música, talvez você deixe de pensar nos seus problemas”.
Aos insones, portanto, fica a dica: tente um CD da Adele para dar aquele empurrãozinho às águas profundas do descanso dos justos. Se não funcionar, aí só Rivotril.