A coletiva de apresentação do novo técnico do Sport Recife, o argentino Mariano Soso, causou curiosidade em todos os presentes.
Ao ser apresentado no rubro-negro pernambucano, o treinador contou que sua família tem grande apreço por Paulo Freire, Patrono da Educação Brasileira.
“Nasci em uma casa onde minha mãe é educadora popular, alfabetizadora, e onde Paulo Freire foi lido desde muito cedo. É alguém que respeito e admiro”, contou Soso, na sua apresentação ao Sport.
Viva a educação popular! Viva Paulo Freire!
O novo técnico do @sportrecife, @marianososo, fala de sua relação com a obra do patrono da educação brasileira, o pernambucano Paulo Freire! A pergunta do @reporterantonio abriu caminho para esta bela resposta.
📺 TV Sport Betnacional pic.twitter.com/lQclb3jihl
— Gabriel Augusto (@gabriel_acs) December 8, 2023
Além da mãe educadora, o próprio Soso tem histórico de causas sociais. Na Argentina, o treinador é conhecido por desenvolver oficinas infantis nas áreas mais desfavorecidas de Rosario, sua cidade natal, e até hoje ele ministra aulas de esporte para crianças.
Em 2019, em publicação no Twitter, Soso compartilhou uma frase de Paulo Freire: “Estudiar no es un acto de consumir ideas sino de crearlas y recrearlas” Paulo Freire. Em português, “Estudar não é um ato de consumir ideias, mas de criá-las e recriá-las.”
"Estudiar no es un acto de consumir ideas sino de crearlas y recrearlas" Paulo Freire.https://t.co/BYFi7IBxOj
— Mariano Soso (@marianososo) September 11, 2019
Da sua mãe, aliás, Soso herdou mais afinidades com o Brasil: “Minha mãe é muito próxima da cultura brasileira, não só em termos educativos, como em outros elementos também e isso me atingiu. Por isso, sempre manifesto publicamente uma profunda admiração pelo país”, afirmou Mariano na mesma coletiva.
O técnico terá a oportunidade de conhecer mais essa cultura durante todo o ano de 2024, quando o Sport terá um ano atribulado: disputará o Campeonato Pernambucano, a Copa do Nordeste, a Copa do Brasil e a Série B do Campeonato Brasileiro.