
Um adolescente brasileiro morreu nesta quarta-feira (25) em um ataque aéreo israelense na região do Vale do Becaa, no Líbano. A informação foi confirmada pelo Itamaraty ao UOL.
A vítima foi identificada como Ali Kamal Abdallah, de 15 anos. O pai do adolescente, de nacionalidade paraguaia, também morreu.
Na última segunda-feira (23), o Itamaraty afirmou que enviou orientações à Embaixada do Brasil no Líbano para iniciar um processo de consulta com os brasileiros residentes no país.
O objetivo é verificar se o grupo quer ser repatriado ou prefere permanecer no Líbano. Aqueles que desejarem ficar devem evitem áreas de risco, como as regiões do sul, próximas à fronteira com Israel.
De acordo com o Ministério da Saúde do Líbano, ao menos 558 pessoas morreram e outras 1.835 ficaram feridas nos bombardeios. Entre as vítimas estão 50 crianças, 94 mulheres e dois médicos.
Durante discurso na Assembleia Geral das Nações Unidas (ONU), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) criticou os ataques israelenses no Líbano. Já o secretário-geral da ONU, António Guterres, pediu que a comunidade internacional se mobilize para evitar que “o Líbano vire outra Gaza”.