Advogado de Bolsonaro quer reunião com Moraes para explicar fuga para embaixada

Atualizado em 27 de março de 2024 às 15:23
Fábio Wajngarten, advogado e assessor do ex-presidente Jair Bolsonaro. Foto: Ueslei Marcelino/Reuters

Advogado e assessor do ex-presidente Jair Bolsonaro, Fábio Wajngarten quer se reunir com o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), para explicar a fuga na Embaixada da Hungria. O magistrado deu 48 horas para ele se explicar sobre o episódio e o prazo termina nesta quarta (27).

“Vou tentar despachar a petição pessoalmente com o gabinete do ministro Alexandre ou com o próprio ministro para que fique absolutamente esclarecido o ocorrido e não paire nenhuma dúvida”, afirmou Wajngarten em entrevista ao portal Metrópoles.

No momento, o advogado e assessor de Bolsonaro viaja de São Paulo para Brasília para apresentar sua explicação ao ministro.

O ex-presidente Jair Bolsonaro e o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF). Foto: Sergio Lima/AFP

Bolsonaro se escondeu na embaixada entre os dias 12 e 14 de fevereiro deste ano. Ele foi à sede do órgão diplomático dias depois de ter seu passaporte apreendido pela Polícia Federal na operação Tempus Veritatis, que apura trama golpista para mantê-lo no poder.

Os aliados do ex-presidente acreditam que o magistrado trabalha com um prazo para prendê-lo e quer determinar sua ida à cadeia até agosto, no início da propaganda eleitoral. Apesar do temor, membros da Polícia Federal avaliam que as imagens da embaixada, por si só, não justificariam um pedido de prisão preventiva.

Ministros do Supremo avaliam que a fuga para a embaixada pode sinalizar uma tentativa de evasão do país e discutem se seriam indícios suficientes para motivar uma prisão preventiva.

Siga nossa nova conta no X, clique neste link

Participe de nosso canal no WhatsApp, clique neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link