Advogado de Daniel Silveira se recusa a fazer teste de Covid e atrasa julgamento

Atualizado em 20 de abril de 2022 às 16:32
Advogado de Daniel Silveira se recusa a fazer teste de Covid
Deputado Daniel Silveira
Foto: Reprodução

O advogado Paulo Faria, que representa o deputado federal Daniel Silveira (PTB-RJ), se recusou a fazer teste de Covid-19 para entrar no Supremo Tribunal Federal (STF) e atrasou o início da sessão que estava prevista para iniciar às 14h, mas só deu abertura às 15h20, nesta quarta-feira (20).

O plenário do STF julga na tarde de hoje uma ação penal contra Silveira. Ao iniciar a sessão, o presidente do STF, Luiz Fux, justificou o atraso para o começo do julgamento.

Segundo o ministro, o advogado inscrito para representar o deputado na sessão se recusou a fazer um teste de Covid-19 e informou que não havia tomado a vacina contra a doença. Portanto, ele foi impedido de entrar no plenário.

Fux informou também que foi disponibilizado um link para que a sustentação seja feita por videoconferência. A justificativa dele seria de que fez um teste em janeiro e havia machucado sua narina. “Eu fiz [o teste RT-PCR de Covid19] em janeiro e feriu minha narina, daí minha resistência”, explicou ele durante o julgamento.

Por fim, o advogado aceitou fazer o teste, que teve resultado negativo. O presidente da Corte determinou que fosse enviado ofício à Ordem dos Advogados no Brasil (OAB) para que a conduta do defensor seja analisada.

Daniel Silveira se tornou réu por divulgar, em fevereiro do ano passado, um vídeo nas redes sociais com ameaças a ministros do STF e apologia ao AI-5. A Procuradoria-Geral da República denunciou o parlamentar, em 17 de fevereiro de 2021, por ser autor de agressões verbais e ameaças a ministro, incitar a violência para impedir o livre exercício dos Poderes e estimular a animosidade entre as Forças Armadas e o STF.

Clique aqui para se inscrever no curso do DCM em parceria com o Instituto Cultiva

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link