Advogado e diplomata na África do Sul manda carta para autoridades e jornais do país denunciando Crivella “embaixador”

Crivella e Bolsonaro

Um advogado que representa empresas brasileiras na África do Sul, ex-diplomata, enviou carta para jornais de Johanesburgo, na África do Sul, e autoridades sobre o bispo Marcelo Crivella.

Bolsonaro convidou o ex-prefeito do Rio e sobrinho de Edir Macedo para ser embaixador do Brasil naquele país.

O convite foi feito há dois meses, após um encontro entre ambos no Palácio do Planalto, e causou desconforto no meio diplomático.

A motivação é apaziguar os ânimos de um aliado importante. Edir vem sinalizando que pode romper com o presidente porque o Itamaraty não ajuda a Universal após a expulsão de Angola por lavagem de dinheiro, entre outras acusações.

Há problemas também em Zâmbia e Moçambique.

O DCM atendeu seu pedido para ficar anônimo. Em momento oportuno sua identidade será revelada.

Eis a carta.

Bom Dia,

Sou advogado em Johanesburgo, representando principalmente empresas brasileiras na África do Sul. Também sou advogado da Embaixada do Brasil. (…)

Vocês devem estar cientes do péssimo governo que o Brasil tem atualmente. Há o desastre da pandemia Covid19 que levou a um dos maiores índices de mortalidade no mundo por causa da doença, o massacre de comunidades indígenas, a destruição da Amazônia, ataques sem sentido a negros e minorias e à comunidade LGBT+, ataques ao Judiciário brasileiro, e assim por diante.

Ouvi ontem que o Brasil pretende enviar um homem chamado Marcello Crivella à África do Sul como novo embaixador. Eles abordaram a África do Sul para o Agrément. Crivella é um político brasileiro evangélico e altamente corrupto, com laços estreitos com a contraversa Igreja Universal do Reino de Deus no Brasil.

Seu tio é Edir Macedo, o fundador da Igreja. Angola recentemente expulsou a igreja daquele país e expulsou seus bispos, acusando a igreja de extorsão e evasão fiscal. O governo Bolsonaro tem laços estreitos com esta Igreja e acredita-se que Bolsonaro queira enviar Crivella à África do Sul para consertar as coisas com a Igreja, que criticou Bolsonaro por não interferir diretamente para ajudar a Igreja em Angola.

Crivella também foi prefeito do Rio de Janeiro em 2016. Ele foi preso em dezembro de 2020 por corrupção. Ele é um pastor racista e homofóbico (e político corrupto). Ele representa o pior que o governo Bolsonaro pode oferecer e não precisamos dele na África do Sul.

Ele já escreveu um livro sobre como evangelizar a África, no qual critica as religiões africanas.

A própria Igreja é muito polêmica, sendo acusada de predar os pobres, vendendo soluções de óleo de cobra para problemas sérios como desemprego e doenças, e é muito poderosa.

A indicação gerou inquietação ao corpo diplomático brasileiro, principalmente porque o atual embaixador só chegou aqui em dezembro. Pensa-se, portanto, que a nomeação de Crivella é uma forma também de protegê-lo de processos no Brasil. A África do Sul não pode se tornar um refúgio para os criminosos de Bolsonaro, e um embaixador homofóbico e racista não é bem-vindo aqui.

A notícia já se espalha com surpresa pelo Brasil e precisamos garantir que a DIRCO [Department of International Relations and Cooperation] não concorde com a vinda deste homem à África do Sul.

Aqui estão alguns links sobre Marcello Crivella:
https://en.wikipedia.org/wiki/Marcelo_Crivella
https://www.bbc.com/news/world-latin-america-55410064
https://www.youtube.com/watch?v=zn_I_H7gHFM (noticiário na TV sobre sua prisão, em português)
https://www.youtube.com/watch?v=Mnc4urZ2MaQ (mais notícias na TV sobre sua prisão, em português)

Aqui está a notícia que deu a notícia no Brasil no domingo: https://blogs.correiobraziliense.com.br/denise/governo-envia-nome-de-marcelo-crivella-para-ser-embaixador-na-africa- do-sul /
(está em português, mas alimentá-lo através do Google Translate irá confirmar minha história)

Também foi relatado pelo maior veículo de notícias do Brasil, a Globo: https://oglobo.globo.com/brasil/bolsonaro-convida-crivella-para-ser-embaixador-na-africa-do-sul-gera-desconforto-no -itamaraty-25050794

Preciso ficar anônimo aqui, por favor, mas estou preparado para ajudar com o idioma.

Cumprimentos.