Advogado recusa convite para debate na Folha: “Brasil ‘produz’ 1 Floyd a cada 23min”

Atualizado em 25 de maio de 2021 às 20:26
Joel Luiz. Foto: Reprodução/Twitter

 

O advogado Joel Luiz Costa ficou conhecido após um vídeo no qual , aos prantos, descrevia o massacre ocorrido no Morro do Jacarezinho que vitimou 28 pessoas. Em seu perfil de Twitter nessa terça-feira (25) ele explicou sua motivação para recusar o convite a um debate promovido pela Folha de S. Paulo sobre o caso George Floyd. Acompanhe:

 

Hoje declinei do convite da Folha p o debate #VidasNegrasImportam realizado em razão do 1 ano da morte de George Floyd

E vou explicar vocês porque, sem que isso desmereça o evento.

Mas não posso me deixar pautar pelo fato estadunidense no país que “produz” 1 Floyd a cada 23min!

Tenho total consciência de que influencio e referencio pessoas pretas.

E não porque sou blogueiro ou influencer, mais sim, porque sou um ator político envolvido na construção do futuro da minha comunidade. Seja o Jacarezinho/periferia seja a comunidade negra.

A partir disso, somado ao fato de q a polícia do Rio de Janeiro mata em 1 ano o MESMO que TODAS as polícias dos EUA e que esse país “produz” 1 caso Floyd acaba 23 min, penso que participar de um debate que nasça desse fato sem olhar para os nossos seria desrespeitoso c os meus

Além disso, nos protestos de Junho do ano passado alguns veículos de comunicação perguntaram pq precisou da morte de um estadunidense negro pra irmos às ruas.
Ignorância de quem pergunta!

Após a morte de Ágatha Félix em 2019 nos estávamos nas ruas do Alemão protestando igual!

Mas, como de costume, a grande mídia vê a partir da sua lente seletiva.
E nossas manifestações foram, uma vez mais, invisibilizadas !

Mesma seletividade que leva a tratarmos do 1 ano da morte de Floyd e ignorar Joao Pedro, Ágatha, M.Eduarda, Beto e tantos outros!

A propósito, 20/05 agora fez um ano que João Pedro de 14 anos foi morto e sua casa levou 70 tiros em uma operação das polícias civil e federal… teve live sobre onde mesmo?!