Advogados de Bolsonaro e Michelle pedem acesso a depoimentos no caso das joias

Atualizado em 1 de setembro de 2023 às 16:36
Ex-presidente Jair Bolsonaro e ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro. Foto: Evaristo Sa

A defesa do ex-presidente Jair Bolsonaro e da ex-primeira-dama Michelle pediu ao ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), acesso à integra dos depoimentos prestados nesta quinta (31) para a Polícia Federal no inquérito das joias. O casal faz parte da lista de oito citados no suposto esquema de venda de presentes oficiais no exterior. A informação é do Blog da Julia Duailibi no g1.

No documento destinado a Moraes, os advogados dizem que os depoimentos “constituem elementos já efetivamente documentados” e, por isso, devem ser liberados para a defesa.

A petição da defesa de Bolsonaro e Michelle. Foto: Reprodução

Além deles, foram intimados o advogado Frederick Wassef, o ex-chefe de Comunicação Fabio Wajngarten, o assessor especial Marcelo Câmara, o assessor Osmar Crivelatti, o ex-ajudante de ordens Mauro Cid e seu pai, o general da reserva Mauro César Lourena Cid.

A defesa de Michelle e Bolsonaro decidiu que eles ficariam em silêncio durante a oitiva. Wajngarten e Câmara também não falaram durante o procedimento com a Polícia Federal.

Mauro Cid e seu pai, no entanto, decidiram ignorara a estratégia de defesa do casal e prestaram esclarecimentos a investigadores. O ex-ajudante de ordens falou por ao menos nove horas.

Segundo Cézar Bittencourt, advogado criminalista que defende Cid no caso, ele não fez nenhuma acusação contra Bolsonaro e “assumiu tudo” durante a oitiva.

“Acusações a Bolsonaro que não existem. Esse problema que você falou da compra e da recompra das joias. O Cid assumiu tudo. Não colocou Bolsonaro em nada. Não tem nenhuma acusação de corrupção, envolvimento de Bolsonaro, envolvimento ou suspeita de Bolsonaro. A defesa não está colocando o Cid contra Bolsonaro”, diz Bittencourt.

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clique neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link

Caique Lima
Caique Lima, 27. Jornalista do DCM desde 2019 e amante de futebol.