Advogados de Lula celebram “decisão histórica” da ONU: “Vitória da democracia”

Atualizado em 28 de abril de 2022 às 11:58
Lula e seus advogados, Cristiano Zanin Martins e Valeska Martins

Em entrevista coletiva nesta quinta-feira (28), os advogados do ex-presidente Lula (PT), Valeska e Cristiano Zanin Martins, comemoraram a decisão da ONU que reconheceu a parcialidade do ex-juiz Sergio Moro acerca dos processos contra o petista.

O Conselho de Direitos Humanos da entidade também entendeu que os direitos políticos do ex-presidente foram violados nas eleições de 2018 e que o vazamento de conversas dele com a família foi abusivo.

No evento, que aconteceu no hotel Grand Mercure Ibirapuera (na Rua Sena Madureira, 1335, São Paulo), Zanin se mostrou eufórico com o parecer da ONU. “Essa é uma decisão histórica. Uma vitória não apenas do presidente Lula, mas de todos aqueles que acreditam na democracia e no Estado de direito. E reforça tudo que sempre dissemos na defesa do presidente Lula”, afirmou.

Ele ainda destacou que Lula “não teve direito a um julgamento justo e imparcial” e “foi julgado por um juiz parcial, Sergio Moro”, ressaltando que o petista “foi privado indevidamente de participar das eleições de 2018”.

Ainda segundo Zanin, o ex-presidente “jamais perdeu o seu estado de inocência”. “Foram 7 anos de uma perseguição política, arbitrária e assimétrica, que deve ser reparada. E cabe ao governo brasileiro, em 180 dias, dizer como irá reparar”, disse ele, lembrando que a ONU deu 180 dias para que o governo Bolsonaro dê ampla publicidade em seus canais oficiais ao texto, que será publicado ainda hoje.

Veja como foi a coletiva:

Clique aqui para se inscrever no curso do DCM em parceria com o Instituto Cultiva

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link