Advogados de réus por golpismo não veem chance de Moraes soltar Bolsonaro

Atualizado em 7 de agosto de 2025 às 0:14
ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes sério
O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes – Reprodução

Os advogados de réus envolvidos na trama golpista não acreditam que o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), vá voltar atrás na decisão que impôs prisão domiciliar ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). Apesar de estar isolado na Corte em relação à medida, o histórico do magistrado mostra que ele raramente revê decisões já tomadas. Com informações da coluna de Mônica Bergamo na Folha de S.Paulo.

Um dos poucos episódios em que Moraes recuou foi no caso da censura à revista Crusoé, em 2019. A decisão gerou grande repercussão negativa, e o ministro voltou atrás em apenas três dias, liberando a publicação.

Jair Bolsonaro chorando, de fones de ouvido com fio brancos e roupa social
O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) – Reprodução

Mesmo contrariados com a postura do colega, outros ministros do Supremo Tribunal Federal não estariam dispostos a enfrentá-lo neste momento. Isso se deve, em parte, ao fato de que o ministro tem sido alvo de ataques intensos, inclusive de uma potência estrangeira como os Estados Unidos.

Com o tempo correndo contra Jair Bolsonaro, que deve ser condenado em setembro, a expectativa nos bastidores é de que ele permaneça preso desde já, apenas com mudança de regime após a condenação.