Advogados fazem abaixo-assinado por Marco Aurélio de Carvalho no Ministério da Justiça

Atualizado em 14 de dezembro de 2023 às 19:40
Marco Aurélio de Carvalho. Foto: Reprodução

Um coletivo de advogados divulgou um manifesto em apoio à nomeação do também advogado e jurista Marco Aurélio de Carvalho para o cargo de ministro da Justiça. O cargo era ocupado por Flávio Dino, que foi aprovado pelo Senado para assumir uma das cadeiras do STF.

O documento foi assinado por 72 profissionais, incluindo figuras como Antonio Carlos de Almeida Castro, conhecido como Kakay, Alberto Zacharias Toron, Ana Amélia Camargos, Antonio Cláudio Mariz de Oliveira, Celso Vilardi, Fábio Tofic, Flavia Rahal, José Eduardo Cardoso, José Luis Oliveira Lima, Ricardo Toledo, Roberto Podval e Weida Zancaner.

Carvalho lidera o grupo Prerrogativas, notório por questionar a Operação Lava Jato e advogar pela inocência de Lula (PT).

Flávio Dino teve a indicação ao STF aprovada nesta quarta (13). Foto: Pedro França/Agência Senado

Na carta, os advogados destacam que Marco Aurélio de Carvalho é um incansável defensor dos direitos humanos e um fervoroso combatente contra o racismo e outras formas de discriminação. Afirmam que sua trajetória é marcada por um compromisso inabalável com questões sociais e antirracistas, e sua competência jurídica é um símbolo de sua dedicação à busca pela igualdade.

O manifesto também ressalta a habilidade única de Carvalho em articular e formar equipes, mencionando sua capacidade de unir pessoas em prol de causas relevantes, especialmente no âmbito da segurança pública.

A posse de Dino na Corte está programada para a segunda quinzena de fevereiro de 2024, possivelmente no dia 22.

Nesta quinta (14), ele afirmou que pretende permanecer as próximas semanas no Ministério da Justiça, até que o presidente Lula escolha um novo ministro para a pasta.

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clicando neste link
Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link