O Aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre (RS), só deve ser reaberto e retomar as operações na segunda metade de dezembro deste ano, segundo a concessionária Fraport. A previsão foi dada durante encontro com representantes do governo federal e parlamentares gaúchos nesta segunda (3).
O local está fechado desde o dia 3 de maio, quando a inundação do Rio Guaíba chegou ao bairro Anchieta e alagou a pista e o primeiro pavimento do prédio. Há houve uma queda da inundação na área interna, mas alguns pontos externos e ruas ao redor do aeroporto ainda estão alagados.
O ministro Paulo Pimenta, titular da Secretaria Extraordinária de Apoio à Reconstrução do Rio Grande do Sul, fez uma vistoria no aeroporto junto de técnicos da Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) e da Fraport Brasil. A concessionária afirmou que uma avaliação dos impactos da enchente na estrutura e na pista deve ser concluída em julho.
O aeroporto deixou de receber cerca de 4,2 mil viagens no mês em que ficou fechado e o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB), afirmou que existe uma projeção de que os investimentos necessários para a reabertura cheguem a R$ 1 bilhão.
A base aérea militar de Canoas tem recebido voos comerciais temporariamente enquanto as atividades no Salgado Filho estão paralisadas. O aeroporto de Florianópolis (SC) também tem recebido mais voos e possui uma conexão de ônibus até a cidade de Osório, no litoral norte gaúcho.
Autoridades têm estudado alguns aeroportos no interior do Rio Grande do Sul como alternativas regionais ao Salgado Filho, como Caxias do Sul, Santo Ângelo e Uruguaiana.
Chegamos ao Blue Sky, clique neste link
Siga nossa nova conta no X, clique neste link
Participe de nosso canal no WhatsApp, clique neste link
Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link