Agência de checagem não identifica nenhuma verdade de Bolsonaro no debate

Atualizado em 16 de outubro de 2022 às 23:00
Jair Bolsonaro de terno e gravata falando no estúdio do debate da band
Jair Bolsonaro (PL) – Reprodução/Band

Durante o debate presidencial exibido pela Band na noite deste domingo (16), agências de checagem analisaram as falas de Jair Bolsonaro (PL) e Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Até a publicação deste texto, a agência Aos Fatos não havia identificado nenhuma verdade por parte do candidato à reeleição.

“O Brasil foi um dos países que mais vacinou no mundo” foi uma das informações dadas pelo presidente. Na verdade, de acordo com os dados do Our World in Data, o Brasil é o 39º país no ranking de vacinados contra a Covid-19 em números proporcionais, com 80,4% da população imunizada.

Outro dado dele em relação à vacinação contra a Covid-19, de que não existia vacina à venda em 2020, também é falso. “Números do portal Our World in Data mostram que, até 31 de dezembro de 2020, cerca de 30 países haviam não só negociado vacinas como também já iniciado suas campanhas de imunização contra a Covid-19.”

“Eu vetei o orçamento secreto”, alegou Bolsonaro. No entanto, essa informação foi enquadrada no critério “não é bem assim”, pois, das três leis orçamentárias enviadas pelo Planalto e votadas no Congresso Nacional, o atual chefe do governo vetou em apenas uma as emendas de relator-geral. Na lei orçamentária de 2023, ainda não votada no Congresso, ele manteve as RP-9.

No Twitter, a Agência Lupa realizou o mesmo trabalho. “Passa [é aprovada] para R$ 400 [o valor do Auxílio Brasil], contra a [vontade da] sua bancada [PT]”, disse Jair Bolsonaro. Mas a declaração é falsa, já que os deputados do PT votaram favoravelmente à Medida Provisória nº 1.076/2021, que instituiu o valor mínimo de R$ 400 para o Auxílio Brasil — substituto do Bolsa Família.

Entre as declarações feitas pelo presidente e que foram analisadas pelas agências de checagem, nenhuma foi tida como verdadeira sem que houvesse ressalvas. Algumas foram incluídas nas categorias “verdadeiro, mas…” e “não é bem assim”, o que significa que faltou informação significativa no dado passado por ele.

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clicando neste link
Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link