Agenda pelo Oriente Médio: Lula se reúne com empresários sauditas nesta quarta

Atualizado em 29 de novembro de 2023 às 7:23
O presidente Lula chega a Riade, na Arábia Saudita. Foto: Ricardo Stuckert/PR

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) terá uma reunião com empresários sauditas na manhã desta quarta-feira (29), em Riade, capital da Arábia Saudita, como parte de sua agenda internacional pelo Oriente Médio.

O encontro está marcado para ocorrer no Hotel Ritz-Carlton às 6h30 (horário de Brasília, seis horas atrás do horário local em Riade), sendo o primeiro compromisso após sua recuperação de um procedimento cirúrgico.

Lula participará também de um seminário no mesmo local, apresentando produtos da Embraer e da Agência Brasileira de Promoção de Exportação e Investimentos (ApexBrasil) para os estrangeiros, previsto para começar às 8h30 (horário de Brasília).

Após as reuniões em Riade, o chefe do Executivo embarcará ainda na quarta-feira para Doha, capital do Catar, com partida agendada para 10h (horário de Brasília).

Recentemente, o petista se encontrou com o príncipe herdeiro da Arábia Saudita, Mohammad bin Salman, onde foram discutidos pontos como o fortalecimento das relações bilaterais e um investimento planejado de US$ 10 bilhões do Fundo Soberano Saudita no Brasil, sendo US$ 9 bilhões para os próximos sete anos.

Lula se encontra, em Riad, com príncipe herdeiro da Arábia Saudita, Mohammad bin Salman — Foto: Ricardo Stuckert/ PR
Lula se encontra, em Riad, com príncipe herdeiro da Arábia Saudita, Mohammad bin Salman — Foto: Ricardo Stuckert/ PR

Tópicos como energia limpa, hidrogênio verde, defesa, ciência e tecnologia, agropecuária e investimentos em infraestrutura relacionados ao Novo PAC foram abordados durante a reunião.

Na continuidade da viagem, a agenda de Lula inclui passagens por Dubai, nos Emirados Árabes, para participar da Conferência do Clima das Nações Unidas (ONU), a COP 28, um evento crucial para o governo brasileiro na busca por recursos para preservação de florestas e transição energética.

O Brasil pretende apresentar uma meta mais ambiciosa de redução das emissões de gases de efeito estufa, buscando uma redução de 53% até 2030 em relação às emissões de 2005, quando foi firmado o acordo de Paris.

A viagem seguirá para Berlim, onde Lula se encontrará com o chanceler Olaf Scholz para discutir mudanças no acordo comercial entre Mercosul e União Europeia, visando concluir a revisão antes do fim do mandato rotativo à frente do Mercosul, em 7 de dezembro.

Participe de nosso canal no WhatsApp, clique neste link
Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link