Agora é Lula, para salvar o Brasil. Por Emir Sader

Atualizado em 24 de janeiro de 2021 às 10:05
Luiz Inácio Lula da Silva. Foto: AFP

Publicado originalmente no perfil de Facebook do autor

POR EMIR SADER, sociólogo

AGORA É LULA, PARA SALVAR O BRASIL

Agora está claro: o fim do auxilio emergencial e o caos na questão das vacinas leva o apoio ao Bolsonaro e uma queda acentuada, que não se vê como possa parar. Se esgotou o discurso dele contra o passado e a velha politica, conta a corrupção, contra a vacina e de subestimação da pandemia.

Seu isolamento nunca foi tão grande. A elite começa a aderir ao impeachment. Falta, é claro, mobilizações de rua. Mas o retorno dos panelaços e a retomada das carreatas, vai substituindo a presença em massa do povo nas ruas, enquanto a quarentena ainda impede as grandes manifestações.

Mas o único índice que ainda é favorável ao Bolsonaro é o de que a maioria ainda não quer o impeachment. O que pode significar se uma maioria consistente o condena, mas não se arrisca a tira-lo via impeachment?

Significa incerteza em relação ao que virá. Certamente a maioria adere ao Fora Bolsonaro! Certamente prefere mesmo que ele saia, que termine o seu governo. Mas o impeachment parece gerar medo, receio, abrir mais um período de incerteza, que não se sabe onde vai dar. Os outros momentos assim geraram retrocessos. O impeachment da Dilma abriu um período de enormes retrocessos para todos, não apenas para quem estava contra o golpe.

Nossa obrigação é convencer a essa maioria que rejeita o Bolsonaro do que temos a propor. A única liderança que pode passar essa confiança é o Lula. É a única liderança que pode passar essa confiança, porque a maioria já teve confiança nele e não se arrependeu. Tanto assim que o reelegeria no primeiro turno, segundo as pesquisas, não houvesse sua prisão sem fundamento algum.

Lula tem que se apresentar como quem pode levar ao resgate do Brasil. Ele tem que dizer claramente com que medidas isso seria possível. Que sairíamos de todas as incertezas de hoje para um Brasil muito mais seguro.

Dizer que não há nada pior do que o Brasil se hoje, em que as pessoas morrem do vírus e morrem de fome, morrem da violência nas periferias e morrem abandonadas nas ruas. Dizer que nada pior do que um governo que não cuida das pessoas. Que governar é cuidar do povo, não deixar ninguém abandonado. Recordar que isso foi possível quando se governou para todos. Quando se fez politicas que distribuíram renda, que geraram emprego, que fizeram a economia crescer para todos.

Que hoje a maioria já não aguenta mais esse governo. E’ preciso se darem conta que esse governo so chegou la’ porque terminaram com a democracia, impediram que o próprio Lula fosse candidato, fizeram uma fraude eleitoral para que esse cara chegasse ao governo.

Sem tirá-lo de lá, nenhuma solução aos problemas do Brasil é possível. Para conter os efeitos da pandemia, é preciso tirar os milicos do ministério da saúde e recolocar pessoal altamente capacitado que o Brasil tem na saúde publica. Para garantir que exista vacina para todos, é preciso tirar o incompetente e irresponsável ministro de relações exteriores e colocar quadros competentes do Itamaraty.

Para resolver os problemas de saúde, é indispensável trocar ministros como os que deveriam tratar do meio ambiente, dos direitos humanos, dos direitos sociais. Em suma, so tirando o Bolsonaro é que poderemos tirar o Brasil da pior crise da sua historia, que poderemos salvar vidas de brasileiros, encurtar esse sofrimento a que todos estamos submetidos.

Só Lula pode comandar um processo assim, pode dará garantir de que somos capazes de resolver os problemas do Brasil a favor de todos, que é a única forma de resolve-los.