
Alexandra Vieira
Os agricultores querem bloquear os acessos ao mercado internacional de Rungis, perto de Paris, um centro vital que permite o abastecimento alimentar da região parisiense e não só. Os comerciantes que frequentam o sítio para comprar mercadorias exprimem preocupações.
“Se não temos acesso ao mercado de Rungis, não podemos trabalhar, como é óbvio. (Um peixeiro que se abastece diariamente no mercado de Rungis)”
Em reacção as ameaças de cerco da capital, o ministro do Interior, Gérald Darmanin, já posicionou meios policiais para conter o movimento e evitar o bloqueio da região parisiense.
“15 mil polícias e guardas estão mobilizados, assim como blindados e helicópteros da guarda nacional. (Ministro do Interior, Gérald Darmanin)”
Até agora, as ordens do ministério do Interior eram de moderação para com o protesto dos agricultores. Com o bloqueio anunciado da capital francesa, o confronto parece atingir outro patamar. O governo promete fazer novos anúncios, possivelmente quarta-feira, para tentar responder as reinvindicações dos agricultores.
Confira videos dos agricultores fazendo o Cerco em Paris:
?????? Na França, agricultores em protesto bloqueiam ruas de Paris. pic.twitter.com/JhEEST9Ghh
— Prof Danuzio Neto | OSINT Geopolítica Atualidades (@danuzioneto) January 29, 2024
?URGENTE – Cerco de Paris: A rodovia A6 em direção à capital francesa está completamente bloqueada por agricultores furiosos!! pic.twitter.com/mD9MuVnT4E
— SPACE LIBERDADE (@NewsLiberdade) January 29, 2024
Originalmente publicado na RFI
Participe de nosso canal no WhatsApp, clique neste link
Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link