Ainda precisamos de você para o nosso projeto de crowdfunding

Atualizado em 17 de outubro de 2014 às 17:41
Porto de Melgaço
Porto de Melgaço

E lá vou eu para atualizar a comunidade DCM sobre nosso primeiro projeto de crowdfunding.

Nosso objetivo neste caso, e não só neste, é dar voz a quem não tem.

No projeto específico, uma documentarista vai a uma cidade remota, daquelas eternamente ignoradas pela mídia, para mostrar como era a vida sem médicos e quais são as expectativas agora, com a chegada de profissionais recrutados pelo programa Mais Médicos. Desse trabalho resultarão dois produtos: um documentário e um diário.

O projeto está no site Catarse, especializado em crowdfunding. Ali permanecerá, como é de praxe, um mês.

Hoje se completam doze dias. De todo coração, agradeço a contribuição generosa de 62 pessoas. Elas nos fizeram subir alguns degraus para a consecução deste projeto.

Mas há outros degraus, e esta é a razão pela qual volto ao tema.

Sobre a importância do crowdfunding, chega a ser ocioso falar. É uma resposta que a internet trouxe ao poder econômico das grandes empresas de mídia com seus orçamentos milionários – e empregados a serviço de causas que conhecemos muito bem.

No mundo inteiro, o crowdfunding vai crescendo, e crescendo, e crescendo – e com isso vão se firmando as possibilidades de um jornalismo verdadeiramente independente.

É uma inovação, e o DCM a abraça com entusiasmo, convicto de que o crowdfunding será uma arma vital para sites que queiram combater o bom combate.