
Uma gravação da cabine do voo 171 da Air India, que caiu com 242 pessoas a bordo, revelou que um dos pilotos perguntou ao outro por que havia cortado o fornecimento de combustível segundos antes da tragédia. A informação consta em um relatório preliminar divulgado nesta sexta-feira (11) pelas autoridades indianas.
O Boeing 787-8 Dreamliner decolou do aeroporto de Ahmedabad com destino a Londres, mas caiu logo após a decolagem, matando 260 pessoas, incluindo 29 que estavam em solo. Apenas um passageiro sobreviveu ao acidente.
O comandante do voo era Sumeet Sabharwal, de 56 anos, com mais de 15 mil horas de voo. O copiloto, Clive Kunder, de 32, acumulava 3.403 horas de experiência.
A gravação de voz da cabine captou um dos pilotos questionando o colega sobre a interrupção do combustível. “O outro piloto respondeu que não havia feito isso”, informa o relatório, sem esclarecer quem disse o quê.
Segundo o relatório, o fornecimento de combustível foi interrompido 29 segundos antes do impacto. Os botões de controle dos motores mudaram da posição “run” (ligado) para “cutoff” (corte) logo após a decolagem.
Preliminary report into Air India flight 171 crash has one of the pilots asking the other why he "did the cutoff" (literally turned off the engines during takeoff).
Can't make this stuff up. pic.twitter.com/BRI8gXtrnr
— captive dreamer (@avaricum777) July 11, 2025
Esses comandos possuem trava de segurança, o que levanta dúvidas sobre a possibilidade de erro acidental. Especialistas dos EUA afirmaram que o acionamento involuntário seria improvável.
Os botões foram religados instantes antes da queda, mas era tarde demais. A investigação ainda está em andamento e o relatório final não tem data para ser divulgado. Enquanto isso, todas as aeronaves do mesmo modelo operadas pela Air India estão sendo inspecionadas.
Air India Dreamliner crash flight AI171
A sad day for aviation @AirNavRadar
— Flight Emergency (@FlightEmergency) June 12, 2025
✈️🇮🇳❗️ India Today relata pelo menos 242 passageiros a bordo do avião que, supostamente, sofreu queda durante decolagem https://t.co/pDpDpqEwWP pic.twitter.com/l5uVZQtjOj
— Sputnik Brasil (@sputnik_brasil) June 12, 2025