Alberto Fernández: “Reverter decisão do STF sobre Lula significaria um retrocesso institucional para o Brasil”

Atualizado em 11 de abril de 2021 às 15:32
ARGENTINA’S PRESIDENT-ELECT ALBERTO FERNÁNDEZ  9, 2019. | AFP / ALEJANDRO PAGNI

O presidente argentino Alberto Fernández usou seu Twitter para fazer uma sequência de apoio ao ex-presidente Lula no julgamento do próximo dia 14.

A decisão a ser tomada pelo Supremo Tribunal Federal na próxima quarta-feira vem sendo objeto de um debate público entre o colunista Merval Pereira e o Grupo Prerrogativas.

 

O STF do Brasil ordenou há dias a anulação dos julgamentos que determinaram a condenação de @LulaOficial, afastando o juiz e os promotores que intervieram no caso.

A decisão foi de singular relevância porque revelou a atuação de diversos fatores de poder (político e midiático) que condicionaram a administração da Justiça a privar o cidadão da possibilidade de competição eleitoral.

A nulidade ditada pelo STF deixou em todos nós, defensores do Estado de Direito, a convicção de que o sistema judiciário de nosso amado Brasil preservou a institucionalidade democrática.

Hoje em dia, vemos com preocupação que ele pretende reiniciar a perseguição a @LulaOficial utilizando as mesmas más práticas de antes.

O sistema judiciário brasileiro tem demonstrado capacidade de autoavaliação, preservando a correta administração da justiça. Isso representa uma lufada de ar fresco pelo respeito à democracia na região.

Ele é um líder democrático não só para o Brasil, mas também para todo o continente latino-americano. A perseguição que o prendeu e condenou injustamente representa uma mancha que o Brasil não merece e que o STF começou a limpar.

Reverter a decisão do STF por conta da pressão midiática e política significaria um retrocesso institucional para o Brasil e um prejuízo incalculável para quem reivindica o Estado de Direito como base de sustentação da democracia.