Geraldo Alckmin (PSB), vice-presidente da República, assumiu pela terceira vez como presidente em exercício após Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ter partido em viagem para a China. Após a ausência do petista, o vice recusou o convite de Lula para que ele se sentasse em sua cadeira no Palácio do Planalto. Alckmin, novamente, teria preferido permanecer em uma sala de reuniões ao lado do gabinete presidencial. As informações são do Estadão.
Segundo a reportagem, manter distância da cadeira presidencial seria mais um dos gestos de Alckmin para demonstrar lealdade a Lula. Alckmin quer manter distância do estigma da traumática transição entre Dilma Rousseff e seu vice, Michel Temer, que até hoje é chamado de golpista.
Como presidente em exercício, Geraldo Alckmin, nas três vezes em que Lula foi para o exterior, cumpriu 53 agendas. Nessas passagens, aproveitou as habilidades do cargo para afagar políticos de partidos de oposição que não têm pontes com o petista e o PT, além de se reunir com lideranças do seu partido.
Como vice-presidente também recebeu para um café políticos bolsonaristas, como o deputado Ricardo Barros (PP) e os governadores de Rondônia, Marcos Rocha (UB) e de Santa Catarina, Jorginho Mello (PL).
Alckmin passa as manhãs no gabinete da vice-presidência em um prédio anexo ao Palácio do Planalto, e, à tarde, trabalha no Ministério do Desenvolvimento, que fica no último bloco da Esplanada dos Ministérios. O vice também trabalha na construção de pontes com o empresariado, em especial do agronegócio, que é refratário a Lula.
Geraldo Alckmin também busca manter foco na força-tarefa criada para distensionar a relação com os militares, onde atua diretamente com José Mucio, ministro da Defesa.
Como coordenador do programa de reestruturação da indústria da Defesa, Alckmin mantém linha direta com os comandantes da Forças Armadas, que pleiteiam recursos para o programa Astros 2020, um sofisticado sistema bélico de lançamento de mísseis.
Nos finais de semana que fica em Brasília, o vice-presidente encontra amigos e aliados em padarias da região.