Aldo Fornazieri: O Brasil fracassou como nação desde a sua origem

Bandeira do Brasil. Foto: Wikimedia Commons

Publicado originalmente no jornal GGN

O Brasil fracassou como Nação, e os motivos para isso são vários. A afirmação é do cientista político Aldo Fornazieri, professor da Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo (FESPSP), em entrevista que integra a série “O Brasil fracassou como nação?”, organizada pelo Jornal GGN.

Na visão de Fornazieri, o Brasil deu errado desde a sua fundação – como seguidor das teorias de Maquiavel, o cientista político explica que uma nação que é mal fundada passa séculos para encontrar um caminho, e ela procura esse caminho pela lei, mas não é a lei que vai remediar essa formação.

“O Brasil é prolífico em leis e não encontra um rumo”, explica o professor. “Em primeiro lugar, temos um processo de transformação histórica complicado, e temos dois exemplos: proclamação da independência, que foi feita por quem estava no poder – tanto que deixamos o filho do rei – e o mesmo aconteceu com a república, que veio sem povos, sem armas e sem terras para os escravos recém emancipados”.

Fornazieri ressalta que todo o processo de formação do Brasil enquanto nação excluiu o povo, e o povo está excluído até hoje. “Se você não tem um povo partícipe, você não tem uma nação. E hoje você tem um sistema que exclui e mata (…) Dizer que temos uma nação com mais da metade da população excluída é complicado. Não dá para dizer que temos uma nação autêntica, e esse é o testemunho do fracasso redundante como nação”.

Entre pontos como sindicalismo, movimentos sociais, o papel da universidade na sociedade e os problemas da esquerda atual, Fornazieri diz que cidades com até 30 mil, 50 mil habitantes – que é a maioria das cidades brasileiras – deveriam ter conselhos participativos ao invés de câmaras de vereadores, e que sem o combate aos privilégios não há saída.

A íntegra da conversa entre Luis Nassif e Aldo Fornazieri pode ser vista no link abaixo:

O jornalismo do DCM precisa de você para continuar marcando ponto na vida nacional. Faça doação para o site. Sua colaboração é fundamental para seguirmos combatendo o bom combate com a independência que você conhece. A partir de R$ 10, você pode fazer a diferença. Muito Obrigado!