Além das joias, Arábia Saudita deu 3 malas com presentes a Bolsonaro na mesma viagem, mostra documento

Atualizado em 29 de março de 2023 às 5:45
Bolsonaro e as jóias ganhas da Arábia Saudita: foram 3 malas de presentes. Fotomontagem

O governo Bolsonaro ganhou três malas com presentes vindos da Arábia Saudita.

Esse é o verdadeiro volume de bens ofertados por Mohammed bin Salman e não declarado pela comitiva do governo Bolsonaro ao desembarcar em Guarulhos voltando do país árabe em 26 de outubro de 2021.

As informações foram obtidas pela Agência Sportlight, do jornalista Lúcio de Casto, por meio da Lei de Acesso à Informação.

O tenente da Marinha Marcos André Soeiro, que trabalhava na época no Ministério das Minas e Energias, pagou US$ 794 para a companhia aérea Qatar Airways para que ela despachasse “três malas extras, contendo itens ofertados pelo Reino Saudita ao Estado Brasileiro”.

Declaração dando conta da chegada de 3 malas extras na volta da Arábia Saudita, em 26/10/2021. Reprodução Ag. Sportlight
Declaração das 3 malas árabes feita no aeroporto saudita. Reprodução Agência Sportlight

 

Ao desembarcar no Aeroporto Internacional André Franco Montoro, em Guarulhos (SP), o almirante Bento Albuquerque, então ministro das Minas e Energia, e Marcos Soeiro, tentaram passar pela alfândega como se não tivessem obrigação de declarar os bens ganhos durante a viagem, estratégia frustrada em razão pente fino da receita, que localizou o colar de R$ 16,5 milhões que foi apreendido, entre outros itens.

Consulta ao acervo presidencial demonstra que na data foram agregados a ele apenas 4 itens como presentes da Arábia Saudita: um manto, um lenço, uma escultura e um broche.

Lista de bens agregados ao acervo presidencial no retorno da viagem da Arábia Saudita. Reprodução Agência Sportlight

Somando-se a esses o mencionado colar, um par de brincos, um relógio e um estojo contendo uma caneta, um anel, um relógio, um par de abotoaduras e um terço nota-se que há uma desproporção entre eles e as três malas extras pagas como sendo bagagem extra.

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clicando neste link
Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link