Alexei Navalny, opositor de Putin, morre em presídio na Rússia

Atualizado em 16 de fevereiro de 2024 às 9:12
Foto de arquivo mostra Alexei Navalny durante protestos em 29 de fevereiro de 2020 — Foto: Pavel Golovkin/AP

Nesta sexta-feira (16), o ativista Alexei Navalny morreu no serviço penitenciário da região de Yamalo-Nenets, onde ele estava cumprindo pena há cerca de três anos, de acordo com informações divulgadas pela agência de notícias Reuters.

Navalny, um ex-advogado que ganhou notoriedade há mais de uma década ao criticar a elite política russa, especialmente o presidente Vladimir Putin, enfrentava acusações e detenções desde então. Nos anos 2010, ele liderou movimentos de oposição que levaram milhares de pessoas às ruas em protestos contra o governo Putin.

Detido pelas autoridades russas em janeiro de 2021, ao retornar da Alemanha, onde estava sendo tratado após um suposto envenenamento, Navalny foi condenado à prisão por acusações que ele alegava serem políticas, visando afastá-lo da cena política russa.

Foto de arquivo mostra líder oposicionista russo, Alexei Navalny, durante audiência em tribunal via link de vídeo. Foto: Evgenia Novozhenina/REUTERS

Navalny compartilhava detalhes de sua vida na prisão por meio de mensagens em suas redes sociais. Em uma postagem na plataforma X, ele descreveu sua rotina matinal e ironizou a situação em que se encontrava.

“Todo dia às 5h da manhã, ouvimos o comando ‘Levantem!’, seguido do hino nacional russo e, imediatamente depois, a segunda música mais importante do país é tocada — ‘Eu sou russo’, do Shaman”, escreveu Navalny, referindo-se à música popular ultra-nacionalista. Ele ainda brincou sobre a situação, questionando se entendia corretamente o conceito de ironia diante de sua experiência na prisão.

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clicando neste link
Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link