“Alguém determinou, ele é só assessor”: Novo advogado de Cid joga responsabilidade para Bolsonaro

Atualizado em 16 de agosto de 2023 às 11:25
Bolsonaro e Mauro Cid. Foto: Reprodução

Cezar Bitencourt, o novo advogado do tenente-coronel Mauro Cid, ex-ajudante de ordens do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), disse nesta quarta-feira (16) que o militar era “só um assessor” e “apenas cumpria ordens”. As declarações foram feitas em entrevista à GloboNews.

“Na verdade, ele é um militar, mas ele é um assessor. Assessor cumpre ordens do chefe. Assessor militar com muito mais razão. O civil pode até se desviar, mas o militar tem por formação essa obediência hierárquica. Então, alguém mandou, alguém determinou. Ele é só o assessor. Assessor faz o quê? Assessora, cumpre ordens”, disse.

O advogado do bolsonarista também disse que não vai divulgar estratégias e nem adiantou passos a serem tomados pela defesa, mas voltou a defender a tese de que Mauro Cid cumpria ordens.

“Ele não fez nada por conta. Ele não teve iniciativa. Ele tem uma função, que cumpre da melhor forma possível, com a formação militar que ele tem. Aliás, uma grande formação. O Mauro Cid é um gênio, mas ele tem uma função. Essa obediência hierárquica para um militar é muito séria. Exatamente essa obediência [inaudível] afastar a culpabilidade dele”, afirmou.

Bitencourt, entretanto, alegou que assumiu o caso na noite da última terça-feira (15) e ainda não encontrou o cliente. Por conta disso, disse que não sabe detalhes das acusações contra o tenente-coronel. Segundo o advogado, ele deve se encontrar com Cid no fim da tarde desta quarta (16).

O militar está preso desde maio, por envolvimento na suposta fraude em cartões de vacinação de Bolsonaro e familiares. Cid, no entanto, também foi alvo, na semana passada, da operação da Polícia Federal (PF) que apura possível venda ilegal de presentes oficiais na gestão bolsonarista.

Assista abaixo:

 

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clicando neste link
Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link