Aliados de Bolsonaro articulam PEC que impede prisão de ex-presidentes

Atualizado em 26 de julho de 2022 às 13:38
O presidente Jair Bolsonaro. Foto: Sérgio Lima/PODER 360

A pouco mais de dois meses da eleição, parlamentares que apoiam o presidente Jair Bolsonaro (PL) estão articulando no Congresso uma PEC (proposta de emenda à Constituição) para blindar todos os ex-presidentes da República de uma eventual prisão depois que deixarem os cargos.

Segundo a repórter Andreia Sadi, do G1, o objetivo dos bolsonaristas é conceder uma espécie de cargo de senador vitalício aos ex-presidentes, garantindo a eles benefícios como foro privilegiado e imunidade parlamentar.

Discutida dentro do Congresso desde 2021, a proposta ganha força conforme se aproximam as eleições devido à preocupação dos parlamentares com os processos e investigações que correm na Justiça contra Bolsonaro e seus filhos.

De acordo com líderes do Centrão, políticos ligados ao MDB e até ao ex-presidente Lula (PT) seriam a favor da medida e estariam dispostos a costurar um acordo para sua aprovação.

Os aliados do petista ouvidos pela jornalista, porém, afirmam que a proposta, chamada pelo Centrão de “conforto jurídico”, não passaria de uma concessão ao presidente e a seus familiares caso fosse aprovada.