Aliados de Lula dizem que Lira terá dificuldade em reeleição, caso o petista seja eleito

Atualizado em 3 de maio de 2022 às 16:14
Arthur Lira e Lula
Arthur Lira e Lula
Foto: Reprodução

Aliados do ex-presidente Lula acreditam que Arthur Lira (PP-AL) terá dificuldade pra se reeleger como presidente da Câmara dos Deputados, conforme informações do portal Metrópoles.

Durante discurso no evento em que o Solidariedade oficializou o apoio à candidatura de Lula à Presidência, nesta terça-feira (3), o petista deixou claro, segundo aliados, que se eleito, não apoiará a reeleição do deputado ao comando da Casa em 2023.

Lula afirmou que “o atual presidente da Câmara” age como se fosse o “imperador do Japão” e que trabalha para “tirar poder” do presidente da República.

“Se a gente ganhar as eleições e o atual presidente da Câmara continuar com o poder imperial, ele já está querendo criar o semipresidencialismo. Ele já quer tirar o poder do presidente para que o poder fique na Câmara dos Deputados e ele aja como se fosse o imperador do Japão”, afirmou Lula no evento 

O ex-presidente destacou ainda que Lira tenta controlar o Orçamento da União: “Ele acha que pode mandar, inclusive administrando o Orçamento, que tem que ser administrado pelo governo, que é pra isso que o governo é eleito. E é o governo que decide cumprir orçamento aprovado pela Câmara em função da realidade financeira do país”.

A fala desta terça não foi a primeira crítica de Lula em relação a Lira. Em discursos recentes, o petista disse que nem Ulysses Guimarães, que comandou a Assembleia Constituinte, teve o poder que tem o atual presidente da Câmara.

Clique aqui para se inscrever no curso do DCM em parceria com o Instituto Cultiva

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link