Aliança pelo Brasil paga mico, não consegue assinaturas e tem fim melancólico

Atualizado em 29 de abril de 2022 às 12:14
Aliança pelo Brasil vai acabar por falta de assinatura
Placa com logo do partido feito de balas
Foto: Reprodução

Criada em novembro de 2019 pelo presidente da República Jair Bolsonaro (PL), a Aliança pelo Brasil deve acabar esse mês, uma vez que terminou o prazo para que o partido apresentasse pelo menos 492 mil assinaturas de apoio para sua criação. No entanto, a sigla não recebeu nem metade do número necessário.

Isso porque, segundo a lei, todo partido, para que possa ser criado, deve apresentar ao menos 492 mil assinaturas de eleitores em dois anos. No entanto, para o Aliança, foram apenas 183 mil de apoio validadas e todas serão descartadas, já que não terão nenhuma função.

Após a saída do presidente do PSL hoje União Brasil, Bolsonaro e bolsonaristas criaram o partido, que tem o número 38. A numeração é em alusão ao calibre do revólver.

No entanto, o processo de recolhimento das assinaturas foi desorganizado, lento e passou por alguns entrave, por falta de organização e até mesmo falsificação. Com o início da pandemia, em 2020, a situação se complicou mais ainda. O projeto de se viabilizar para ser o partido de Bolsonaro à reeleição em 2022 não foi para frente.

Além disso, em 2021 Bolsonaro deu declarações descartando a possibilidade de o partido sair do papel. Ele já está até filiado no PL buscando a reeleição.

Clique aqui para se inscrever no curso do DCM em parceria com o Instituto Cultiva

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link