Allan dos Santos cita dificuldades financeiras e ataca Moraes: “Delinquente”

Atualizado em 15 de julho de 2022 às 14:46
Allan dos Santos
Allan dos Santos afirma não estar escondido nos EUA
Foto: Reprodução

O blogueiro bolsonarista Allan dos Santos disse em entrevista à Veja, que não está escondido nos Estados Unidos e que tem passado por dificuldades financeiras. Ele atribui a culpa de sua situação ao ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes e o chamou de “delinquente”.

Segundo o bolsonarista, ele mora em uma casa emprestada, simples, precária a ponto de faltarem móveis e utensílios domésticos básicos, em Orlando, no estado americano da Flórida. Com as contas bloqueadas no Brasil e impedido de atuar nas redes sociais, o o youtuber afirma que passa dificuldades, sobrevive de pequenas doações de amigos e algumas assinaturas remanescentes de seu canal. “Não tenho mais nada”, afirma. “Imagina como se sente um pai que não consegue transferir um dinheiro para a esposa poder comprar um remédio para a epilepsia da filha”, disse na entrevista.

“Me sinto absolutamente impotente diante de um tirano, um delinquente que está ocupando a Suprema Corte para destruir a vida de um pai de família”, afirmou, sem citar o nome de Moraes.

Allan dos Santos teve prisão decretada pelo ministro Alexandre de Moraes, relator do inquérito que investiga a difusão de fake news e os chamados atos antidemocráticos. Ele é acusado de crimes como lavagem de dinheiro, organização criminosa, calúnia, injúria e difamação. No seu canal do YouTube, Allan publicava vídeos que disseminavam informações falsas, propagavam ataques a instituições e aos ministros do STF, além de xingamentos contra autoridades.

A decisão de Moraes, porém, ainda não teve qualquer efeito prático, já que antes de atender ao pedido, o Departamento de Justiça dos Estados Unidos precisa concluir uma série de procedimentos burocráticos, que incluem averiguar se o processo brasileiro transcorreu dentro da lei, se os delitos atribuídos ao bolsonarista integram as regras de cooperação entre os dois países e se o caso é realmente passível de extradição.

O ministro chegou a requerer a inclusão do nome de Allan dos Santos na lista de pessoas procuradas pela Interpol. O procedimento que costuma ser rápido, já passa de 240 dias desde o pedido.

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link