Rede de fake news de Allan dos Santos tenta criar “Terça Livre para cada cidade”

Atualizado em 19 de dezembro de 2021 às 13:47
Allan dos Santos rindo
Allan dos Santos quer criar um Terça Livre para cada cidade – Foto: Reprodução

O grupo de Allan dos Santos está decidida em seguir espalhando fake news sem usar o nome do blogueiro. A intenção é evitar que ele se encalacre ainda mais com a justiça brasileira, mas como mentor do projeto. A ideia? Um Terça Livre para cada cidade do país, espalhando as fake news do bolsonarismo. Com isso, a rede estaria ligada diretamente aos municípios para atacar o sistema eleitoral.

O projeto já está em voga e, inclusive, no ar em algumas cidades. Bragança Paulista, por exemplo, lançou o Bragança Livre. É um site de notícias ‘inspirado’ no Terça Livre, como ele próprio se descreve. Na prática, é um blog utilizado para elevar ideias reacionárias e lançar mão de fake news para o período eleitoral. Embora o projeto seja embrionário, a ideia é ousada.

Atualmente já existem cinco cidades com este projeto. (Bragança Paulista, Araraquara, Recife, Duque de Caxias e Petrópoles. Todos eles já estão com sites em pleno vigor, seguindo o mesmo padrão estabelecido por Allan dos Santos no finado Terça Livre. Outros dois municípios já estão com o projeto avançado para pôr o site no ar: Natal e Macaé.

Leia também

1 – Bolsonaro deu ordem para Saúde não comprar vacina para crianças, diz aliado

2 – Luciano Hang pede milhares de reais ao youtuber Felipe Neto em processo; Saiba o valor

3 – Doria é reprovado por maioria em SP, diz Datafolha

Allan dos Santos e Terça Livre

O próprio Allan dos Santos está divulgando o projeto em seu perfil no Telegram. Ainda assim, ele garante que não se trata de uma iniciativa dele. Segundo texto postado por ele, o projeto é do Professor Érico. “Minha proposta é muito simples: colocar um portal de notícias em cada cidade! Inspirados no TL. Tem um custo do site ficar on-line, o preço do servidor. Eu não ganho com o projeto”, diz trecho da divulgação.

O DCM apurou que a ideia é colocar um site desse na maior parte dos municípios brasileiros e antes das eleições. Com isso, o gabinete de ódio do bolsonarismo terá a oportunidade de difundir suas ideias em sites locais. Esses veículos são muito mais fáceis de serem considerados confiáveis pelos moradores. Se os blogs publicam notícias locais todos os dias e dão credibilidade, quando fizerem algo sobre as eleições, todos vão acreditar. Este é o plano.