Aloizio Mercadante defende legado do PT em encontro da ONG Todos pela Educação

Atualizado em 27 de abril de 2022 às 9:45
Aloiso defende governo governo de Lula em evento
Aloizio Mercadante e ex-presidente Lula
Foto: Reprodução

O DCM recebeu a seguinte nota:

A ONG Todos Pela Educação reuniu lideranças políticas, empresariais e profissionais da área da educação de todas as regiões do Brasil em seu encontro anual. O objetivo era discutir políticas públicas e ações para desenvolver o Ensino Básico. Aloizio Mercadante, ex-ministro da Educação, falou em nome de Luiz Inácio Lula da Silva.

Mercadante criticou o desmonte dos programas criados para a formação continuada de professores, citou o Mais Educação, a tentativa de enfraquecer o Fundeb e comparou o tamanho do orçamento da Educação durante os governos do PT com o quanto ele vem diminuindo nos últimos anos. Além desses, Aloizio Mercadante lembrou da importância do Fies, do Prouni, do Ciências sem Fronteitas, Enem, Sisu e Reuni, entre outros. “Tudo o que foi destruído ou abandonado nesses últimos anos precisa ser recuperado com urgência”, concluiu o ex-ministro que preside a Fundação Perseu Abramo e coordena a construção do plano de governo do ex-presidente Lula.

A apresentação feita por Aloizio Mercadante foi a única presencial. As propostas dos demais candidatos foram apresentadas em vídeos gravados transmitidos no telão do evento. O presidente da República, Jair Bolsonaro foi o único que se recusou a responder à ONG Todos Pela Educação. Durante o evento foram apresentados exemplos de projetos que têm tido resultados positivos nos últimos anos. É o caso de Piauí, Ceará, Pernambuco e Espírito Santo. Os governadores de cada um desses estados participaram de rodadas de discussão mediadas por representantes da entidade. O evento também teve a presença de Marina Silva (Rede), Gilberto Kasab (PSD), Márcio França (PSB) e Geraldo Alckmin (PSB).

Na parte final do encontro, Aloizio Mercadante fez outra intervenção, dessa vez como ex-ministro da Educação e não enquanto representante do ex-presidente Lula. Novamente, ele criticou a destruição da educação básica, das universidades e dos programas de financiamento de pesquisas. Mercadante lembrou que a lei de cotas, por mais importante que tenha sido, enfrenta tentativas de ser destruída com a chegada do prazo de revisão da legislação. Ele afirmou, mais uma vez, que reconstruir o Ministério da Educação é uma prioridade do plano de governo de Luiz Inácio Lula da Silva. O ex-governador e candidato a vice-presidente na chapa de Lula, Geraldo Alckmin, concordou com o presidente da Fundação Perseu Abramo e criticou a queda de investimentos em educação nos últimos cinco anos.

Marina Silva fez uma fala no mesmo sentido, criticando o governo atual, enaltecendo as políticas que estavam funcionando antes do desmonte e declarando a sua torcida e seu empenho por uma mudança no Brasil. A presidente-executiva da ONG Todos Pela Educação, Priscila Cruz, que foi muito elogiada por todos, declarou ao final estar esperançosa e que dali saísse “uma frente ampla pela educação brasileira”.

Clique aqui para se inscrever no curso do DCM em parceria com o Instituto Cultiva

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link